10 passos para criar cursos on-line de sucesso

Postado em Oct 25, 2021 |

Você quer criar cursos on-line de sucesso? Conheça os 10 passos para criar cursos on-line que geram resultados reais!

         

Não basta criar um curso on-line

Essa é a mensagem principal desse artigo e é um tema muito explorado (e repetido) por mim, pois essa certeza tem se consolidado nesses 5 anos empreendendo no ensino a distância.

O melhor conteúdo não será acessível ao público se ele estiver planejado e desenvolvido de forma inadequada para o público, assim como ele não alcançará o seu público sem a divulgação correta.

Nesse artigo você conhecerá os 10 passos que eu julgo primordiais para criação de cursos on-line de sucesso. Esses 10 passos são abordados com mais detalhes aqui na escola nos programas:

Contudo, antes de começarmos o passo a passo, é preciso responder à questão: 

 

Por que criar um curso on-line?

Existem muitas razões para criar e publicar cursos on-line! Você pode criar cursos para:

  • Para ajudar pessoas;
  • Para ganhar dinheiro;
  • Para compartilhar seu conhecimento;
  • Para ter uma renda extra;
  • Para ganhar autoridade;
  • Para empreender on-line;
  • Para ampliar o alcance do seu negócio/trabalho;

entre tantas outras que eu não listei aqui. Não existe resposta única, certa ou errada, existe a SUA resposta, o seu porquê, seu propósito, seus motivos.

Pense seriamente nessa questão pois ela vai também determinar o seu engajamento na criação dos seus cursos.

Ter um porquê é essencial, saber o que e como fazer é vital. Então, lembre-se de que não basta criar um curso on-line e confira esse passo a passo. 

   

10 passos para criar cursos on-line de sucesso

   

1 - Entender o digital

Se você quer criar e vender seus cursos, você quer empreender. E se você quer empreender on-line, você precisa entender como os negócios digitais funcionam: quais são as tendências, as possibilidades, as ferramentas e quem é quem no empreendedorismo digital. Esses dois cursos gratuitos vão ajudar você nessa tarefa:

   

2 - Empreender-se

Para empreender e ensinar on-line, é preciso "empreender-se" e é preciso saber se apresentar, falar sobre si, seu negócio, seu propósito, seus produtos e serviços. Esse é um caminho sem volta, é um trabalho diário que vai muito além da simples criação de conteúdo para as redes sociais. Esses cursos vão ajudar você nessa tarefa:

     

3 - Estruturar-se

O que você (realmente) precisa para criar seu curso? De bem menos do que você imagina! Contudo, você precisa conhecer as diferentes ferramentas, plataformas e os diferentes tipos de cursos, para poder escolher com clareza e propriedade.

Na Mentoria Digital | MEU CURSO Digital sem Mistérios eu abordo todas as ferramentas necessárias, assim como os tipos de curso, pois é o tipo de curso on-line que você pretende criar, que determinará as ferramentas necessárias e ajudará você a escolher a plataforma ideal para publicar e comercializar seus cursos.

Nesse vídeo eu explico sobre os 3 principais tipos de cursos on-line: 

   

4 - Escolher o tema

Escolher o tema do nosso curso é muito mais do encontrar um título e enquadrá-lo em um "nicho". Para escolher o tema do seu curso é preciso partir das suas competências (faça uma lista com temas que você poderá abordar nos seus diferentes cursos) para depois, fazer uma pesquisa de mercado.

Na Mentoria Digital | MEU CURSO Digital sem Mistérios eu ensino em detalhes as diferentes maneiras de se fazer uma pesquisa consistente e relevante com ferramentas disponíveis para todos na Internet.

Nesse vídeo eu ensino a diferença entre “nicho de mercado” e “tema de curso” e dou algumas dicas importantes para quem está começando: 

   

5 - Validar a ideia

Depois de escolher o tema do seu curso é preciso validar a ideia do tema assim como a proposta do curso junto ao seu público-alvo.

O método que eu uso é simples: eu crio um questionário no Google Forms para apresentar a ideia, entrevistar os futuros alunos e preparar o lançamento do curso com a estratégia da pré-inscrição.

Eu ensino esse método no curso Como criar um curso on-line? e mostro a estratégia completa (desde a concepção do questionário até o uso das informações para a divulgação do curso) na Mentoria Digital | MEU CURSO Digital sem Mistérios.

     

6 - Planejar

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, não é mesmo? Quem sabe onde quer chegar, planeja e corrige a trilha se for necessário! Esse é o momento de fazer o planejamento geral do seu projeto: desde a estrutura do curso, delimitando também prazos e metas.

    

7 - Executar

Planejar é importante, executar é VITAL para o desenvolvimento dos seus projetos. Aqui é o momento de se organizar para conseguir produzir o material completo do seu curso: slides, exercícios, videoaulas e todo o material complementar.

No curso Como criar um curso on-line? você aprenderá a criar o material e se você quer aprender a criar vídeos e videoaulas de forma simples, mas profissional, conheça também o curso Videoaulas sem Mistérios com o MOVAVI.

      

8 - Preparar o lançamento

Existem muitas maneiras de lançar seu curso on-line: algumas simples, outras complicadas, mas o melhor de tudo é poder escolher aquela que melhor se adapta a nossa realidade.

Se você fizer a sua pesquisa de mercado assim como o formulário de validação da ideia propostos aqui nesse artigo, com certeza você terá material para divulgar e vender o seu curso!

Importante é entender que a divulgação de um curso, assim como a divulgação do nosso trabalho, é um processo e precisa ser contínuo.

As redes sociais são excelentes canais de divulgação, vendas e relacionamento com seus clientes e alunos. Se você está começando agora, minha dica é escolher 1 rede social para dedicar intensamente (aprender a usar corretamente, criar conteúdo, gerar engajamento e converter seguidores em alunos). A medida em que você se familiarizar com uma rede, comece com outra.

Para mim, as redes que mais geram resultados são as que eu abordo nesses cursos:

Saber usar as diferentes ferramentas e criar conteúdo para as redes sociais é importante, mas nada será realmente útil se o seu público não estiver nessa rede. Por isso, antes de escolher a sua rede, descubra onde está o seu público.

     

9 - Conquistar os primeiros alunos

Com o seu curso pronto é o momento de colocá-lo no ar, de divulgar, de fazer suas primeiras vendas e receber seus primeiros alunos no curso. Esse é o momento mágico pois é quando você receberá os primeiros feedbacks, conhecerá seus alunos e perceberá quais serão seus próximos passos.

      

10 -  Você precisa validar (e otimizar) o processo de criação

Seu melhor curso, seu melhor projeto, será sempre o seu próximo projeto! E isso acontece porque, a cada curso criado e publicado, nós ganhamos experiência e desenvolvemos novas habilidades.

Isso acontece de forma mais consistente se nós reservarmos um momento para analisar os métodos utilizados, a aceitação do público, os feedbacks e claro, o nosso trabalho em si.

Para crescer e continuar criando cursos cada vez mais interessantes, é preciso validar e otimizar o processo de criação. 

      
Você realmente quer criar cursos e empreender ensinando on-line?

Esses são os 10 passos que eu considero essenciais para criar cursos on-line que geram resultados reais, ou seja, renda para você e aprendizagem para seus alunos. Para poder abordar cada um desses passos com detalhes eu desenvolvi o programa MEU CURSO Digital sem Mistérios, um programa de mentoria digital e assíncrona com tudo que você precisa para criar, publicar e vender seus cursos on-line: 

MEU CURSO Digital sem Mistérios

Clique para conhecer e se inscrever! 

      

Conhece mais alguém querendo criar cursos, ensinar e empreender on-line?

Então, exerça sua generosidade e compartilhe esse conteúdo!

                           

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Leila Adriano Ostoyke

Escola Digital sem Mistérios 

Olá! Eu sou a Leila! Professora, Empreendedora, criadora da Escola Digital sem Mistérios e se você permitir, a sua guia no empreendedorismo digital. Se você quer empreender ensinando on-line conheça nossos cursos e conte comigo! Para todas as suas dúvidas, comentários ou sugestões escreva diretamente para mim, eu não deixo ninguém sem resposta! Conecte-se e continue comigo nas redes: