5 saberes fundamentais para quem quer empreender e ensinar online

Postado em Jan 11, 2023 |

Se você quer empreender e ensinar online, estes saberes poderão guiar suas ações educativas, comerciais e até o seu marketing digital.

Em um mundo em constante mudanças esses 5 saberes se tornam fundamentais para quem quer empreender e ensinar online.

Nossa sociedade está mudando, nós estamos mudando, nossos alunos estão mudando e por isso, nós precisamos procurar entender como essas mudanças afetam os processos de ensino e aprendizagem na Era Digital. Se você quer empreender e ensinar online, estes saberes poderão guiar suas ações educativas, comerciais e até o seu marketing digital.

Tudo está conectado! Lembre-se disso e boa leitura!

    

5 saberes fundamentais para quem quer empreender e ensinar online

   

1 – Nós vivemos em uma Sociedade em Rede

O conceito de Sociedade em Rede foi desenvolvido por Manuel Castells, autor do livro homônimo onde ele explica que “rede é um conjunto de nós interconectados” e cada é um ponto de convergência na rede.

O conceito de rede fica mais facilmente compreensível se nós pensarmos nas Redes Sociais onde cada contato/seguidor é uma ligação entre nós.

Aqui, os nós conectores têm o poder de influenciar diretamente a sua rede e o nascimento da profissão de “influenciador/a digital” é um ótimo exemplo para este fenômeno. Castells afirma também que “os conectores são os detentores do poder”.

Sendo assim, para empreender e ensinar online você precisa criar o seu espaço na rede e assumir o seu papel de influência. Você precisa criar NÓS e precisa ser na rede, ou seja, você precisa criar a sua presença digital.

   

2 - O conhecimento está na rede

Essa é a ideia central do conectivismo, teoria desenvolvida pelos pesquisadores canadenses Siemens e Downes que argumenta que a internet muda a natureza essencial do conhecimento.

Para Siemens, a aprendizagem é um processo de conectar nós especializados ou fontes de informação e ela pode acontecer em dispositivos não-humanos.

Na Sociedade em Rede, o conhecimento está na rede e isso significa que:

- o conteúdo e as informações estão disponíveis para todos online

- o conhecimento é construído a partir das conexões que criamos para a alimentar a nossa rede

Sendo assim, para empreender e ensinar online você precisa poder ir além do conteúdo (pois ele está disponível na rede) e aceitar que “ensinar não é transmitir conhecimento” como já ensinava Paulo Freire.

Além disso, VOCÊ precisa ser um na rede de conhecimento das pessoas que se interessam pela sua área de atuação (nicho, disciplina, matéria... chame como quiser). 

      

3 - O mundo é fi-gital

Fi-gital ou phygital é o conceito que explica a ligação entre o on e o offline, o digital e o presencial. Na Sociedade em Rede a vida é híbrida (fi-gital) pois estamos conectados em permanência na rede mundial de computadores (internet) e nas redes sociais (consumindo e compartilhando dados, momentos e conteúdo).

Sendo assim, para empreender e ensinar online você precisa parar de separar do digital do presencial pois:

- as pessoas que já conhecem o seu trabalho offline serão suas primeiras seguidoras no digital;

- as pessoas que ouvem falar sobre você vão procurar você online;

- as pessoas que entrarem na página de inscrição do seu curso online vão procurar você nas redes sociais;

- quem se conecta com você online quer conhecer a pessoa por trás da imagem (por isso a necessidade de humanizar seu perfil e se posicionar nas redes sociais).

     

4 - A natureza do conhecimento está mudando

Segundo Bates, autor do livro Educar na Era Digital, “a questão não é tanto a natureza do conhecimento, mas como alunos ou aprendizes vão adquirir esse conhecimento e aprender como ele pode ser usado. [...] isto requer mais ênfase no aprendizado e desenvolvimento da habilidade de como aplicar melhor o conhecimento, ao invés do foco apenas em ensinar o conteúdo."

Aqui vale relembrar que o “conhecimento está na rede” e que “ensinar não é transferir conhecimento”.

Sendo assim, para empreender e ensinar online, você precisa desenvolver o SEU modelo de ensino para poder auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimentos das habilidades que os estudantes procuram.

    

5 – Não existe somente uma maneira aprender online e portanto, existem muitas maneiras de ensinar online

As pessoas têm habilidades e necessidades diferentes, objetivos diferentes e aprendem de diferentes maneiras (lendo, escutando, assistindo vídeos, escrevendo, treinando com exercícios, produzindo, criando e co-criando, individualmente ou em grupo, com ou sem interação) e a tecnologia nos permite ensinar e criar materiais educativos que se adaptem às necessidades dos estudantes assim como às nossas preferências como educadores.

Sendo assim, você pode mas não precisa criar um curso online gravado para poder empreender e ensinar online. Você precisa encontrar a SUA maneira de ensinar, conhecer as ferramentas que vão ajudar você nesse processo, criar o seu modelo de ensino e de negócios (essas diferentes maneiras de ensinar precisam se transformar em produtos e serviços digitais) e começar a ensinar sem fronteiras.

   

Como encontrar o modelo de ensino e de negócios online apropriado?

Que você encontre o seu modelo de ensino e crie o seu modelo de negócios online é o objetivo da oficina que será realizada no sábado, dia 21 de janeiro das 9 às 13h aqui na Escola Digital sem Mistérios:


O que você vai aprender na Oficina Modelos de Ensino e Negócios online

PARTE 1 (1h30) - Modelos de Ensino e Negócios online

1 – Modelos de Ensino online: didática e metodologia de ensino na Era Digital

2 – Modelos de Negócios online: modelos de negócios simples e rentáveis para quem quer empreender ensinando online

3 – O que significa empreender ensinando online em 2023

(pausa para um cafezinho)

PARTE 2 (2h) - Mão na Massa

Construção o seu modelo de ensino e de negócio online com:

1 – proposta de valor

2 – público-alvo

3 – meios de comunicação e vendas

4 – escolha das redes sociais

5 – esteira de produtos e serviços

6 – precificação

E ainda:

  • Material complementar em pdf
  • Gravação da oficina
  • Acesso ao grupo no WhatsApp
  • Acesso ao Clube Digital sem Mistérios (acesso gratuito durante 30 dias)

Se você quer empreender e ensinar online na Sociedade em Rede chegou o momento de dar o próximo passo: 

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Leila Adriano Ostoyke

Escola Digital sem Mistérios 

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 70 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Eu acredito no ensino e no empreendedorismo digital consciente e humanizado. Acredito, pois essa é a minha realidade e a prática aqui na Escola Digital sem Mistérios. Se você, assim como eu, tem a docência como ofício, quer empreender ensinando online, compartilhar seu conhecimento com o mundo e viver dignamente do seu trabalho, conte comigo! Conheça nossos cursos e para todas as suas dúvidas, comentários ou sugestões escreva diretamente para mim, eu não deixo ninguém sem resposta! Conecte-se e continue comigo nas redes: