ChatGPT: o que é e como usar gratuitamente em português?

Postado em Jan 18, 2023 |

O ChatGPT é a Inteligência Artificial que está conquistando espaço online. Veja aqui como funciona o ChatGPT e como você vai poder usar:

Artigo publicado em 18/01/2023 e atualizado em 03/03/2023 

O que é o ChatGPT e qual é a sua utilidade no nosso dia a dia?

O Chat GPT é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela OpenAI (Inteligência Artificial Aberta, em tradução livre minha) que responde perguntas, cria e até traduz textos.

O resultado é surpreendente e neste artigo eu vou reproduzir a “conversa” que tive com o ChatGPT hoje. Eu aproveitei para fazer algumas perguntas delicadas, que estão rondando a imaginação de todos nós.

Leia com atenção a resposta para as questões que também possam ser do seu interesse e procure perceber as subtilidades do discurso. Eu decidi compartilhar os resultados em imagens para que não fique dúvidas entre o que foi escrito por mim e pela máquina.

No final deste artigo eu expresso a minha opinião sobre a ferramenta e mostro como você também poderá testar o ChatGPT. 

    

Conversa aberta de uma Professora com o ChatGPT: 

   

Eu concordo com o ChatGPT: 

Despois dessa longa conversa, eu preciso dizer que eu concordo em muito com o ChatGPT, quando ele mostra suas qualidades e limitações.

Para perguntas pontuais com respostas objetivas, assim como para ideias de conteúdo, títulos, e dicas rápidas, eu o vejo como grande ajuda.

Contudo, os textos, apesar de serem coerentes e naturais baseados em exemplos dados, como o próprio ChatGPT explica, eles não “soam” naturais para leitores mais experientes.

Os textos gerados por essa Inteligência Artificial podem servir de base para textos que serão revisados e desenvolvidos por humanos para que cada um possa imprimir o seu próprio estilo.

Por isso, eu também concordo o ChatGPT quando o assunto é a substituição do trabalho dos professores (e muitas outras profissões) pela IA.

Ensinar não é somente transmitir conhecimento já nos ensiva Paulo Freire e nós já conversamos sobre isso no artigo 5 saberes fundamentais para quem quer empreender e ensinar online
Contudo, eu não posso deixar de citar uma outra professora, a Martha Gabriel para dizer que:

Se você não quer ser substituído por um robô, não seja um robô.

Isso vale para professores do ensino formal e do informal, funcionários, contratados e empreendedores. Se você se limita a passar informações seguindo o conteúdo e as instruções dos manuais sem ter um modelo de ensino que se adapta ao contexto e às necessidades dos estudantes, você não está fazendo mais do que o ChatGPT faz.

Se é  improvável que você não seja substituído pelo chat, é bem provável que você perca o seu lugar para alguém que sabe ensinar.

Se você empreende ou quer empreender ensinando online, leia o artigo 5 saberes fundamentais para quem quer empreender e ensinar online e participe do curso  Modelos de Ensino e Negócios Online para criar o SEU modelo afim de se destacar online.

E para fazer os seus próprios testes com o ChatGPT, siga as instruções abaixo: 

    

Como usar o ChatGPT gratuitamente em português?

Para usar o ChatGPT gratuitamente em português é simples e pode ser muito divertido!

Acesse: https://chat.openai.com/ e crie a sua conta clicando em “Sign up”.

O sistema vai pedir algumas informações e o número do seu telefone para enviar o código de segurança. Insira o código que você vai receber por mensagem no seu telefone e você encontrará esta tela:

Mesmo com a tela em inglês você poderá identificar o espaço para iniciar a conversa no Chat GPT.

Lembre-se de que chat é um diálogo e ele está programado para responder perguntas objetivas.

   

Como o ChatGPT pode me ajudar na produção de conteúdo?

Faça suas experiências e compartilhe suas impressões com a gente no Instagram, no Facebook ou no LinkedIn

Categorias: chatgpt, Cultura Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!