Marketing Digital para Professores: Transformando o Ensino em Oportunidades de Venda

Postado em Apr 24, 2024 |

Descubra como professores podem utilizar suas habilidades de ensino para fazer o seu marketing e impulsionar suas vendas online.

    

Como professores podem utilizar suas habilidades de ensino para fazer o seu marketing e impulsionar suas vendas online?

Muitos professores e educadores me procuram para falar sobre os desafios que enfrentam para fazer o seu marketing, divulgar seu trabalho e vender seus cursos e serviços online. Infelizmente, poucos percebem que suas habilidades essenciais de ensino podem ser poderosas ferramentas de marketing.

Com tantos métodos e a overdose de informações que recebemos diariamente ao decidir empreender e vender na internet, é fácil esquecer o essencial: ensinar também é vender! Sim, ensinar é vender ideias, conhecimento, reflexão, aprendizado, partilha. A cada aula, seja ela presencial ou online, precisamos captar a atenção dos alunos, convencê-los da importância daquele aprendizado, envolvê-los no processo e garantir o aprendizado.

O grande educador Rubem Alves, nos fornece um excelente ponto de partida para essa reflexão em sua crônica "Como Ensinar", publicada no livro "Ostra Feliz Não Faz Pérola" (Editora Planeta, 2008):

"Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar."

É a partir desse trecho da crônica que nós vamos entender como alguns princípios fundamentais do ensino podem ser aplicados no contexto do empreendedorismo e do marketing digital para aumentar a visibilidade, engajamento e vendas online.

         

Como a Arte de Ensinar Pode Impulsionar Suas Vendas Online?

Quando analisamos o processo de ensino, podemos observar paralelos evidentes com o processo de vendas. Assim como um professor cativa a atenção dos alunos, compartilha conhecimento e incentiva a participação ativa, um empreendedor pode aplicar estratégias semelhantes para atrair clientes, fornecer valor e estimular ações concretas.

Você já ouviu falar no método AIDA? 

O método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é amplamente utilizado no marketing para guiar os consumidores através do processo de compra. Inesperadamente para você talvez, eu preciso dizer que nós podemos aplicar esse mesmo método ao processo de ensino e venda online.

Mesmo sem que eu me concentre em explicar cada uma dessas etapas do ponto de vista do marketing digital, você pode identificar as etapas do “como ensinar” mostradas por Rubem Alves, não é mesmo? Esse também foi o processo que eu mesma usei para justificar minha afirmação de que saber ensinar é saber vender:

A cada aula, seja ela presencial ou online, nós precisamos captar a atenção dos nossos alunos, convencê-los da importância daquele aprendizado, envolvê-los no processo, certificarmo-nos do aprendizado.

     

Método AIDA para ensinar e vender:

Atenção: Assim como nós precisamos encontrar estratégias para capturar a atenção dos estudantes no início de uma aula, um empreendedor deve criar títulos cativantes, imagens atrativas e chamadas impactantes para capturar a atenção do público-alvo na Internet.

O primeiro passo para conquistar alunos e clientes é chamar a atenção deles para sua oferta. Isso inclui o título de um post no seu blog, imagens e headlines nas redes sociais e vídeos no YouTube, além da chamada para sua aula. É como a visão do jardim na aula de jardinagem de Rubem Alves: começamos com o atrativo visual para despertar interesse.

Interesse: Chamar a atenção é crucial, mas despertar o interesse em saber mais é essencial para manter o engajamento. Da mesma forma, um empreendedor deve destacar os benefícios e valor de seu produto ou serviço para atrair potenciais clientes. Aqui, destacamos a importância da percepção que seu aluno/cliente/seguidor terá do seu trabalho/sua oferta. Seus "parques e jardins" precisam inspirar confiança para atrair interesse genuíno.

Desejo: Cultivar o desejo de aprender é essencial no ensino, assim como é crucial no marketing para estimular o desejo de possuir ou usufruir do que está sendo oferecido. Essa é a melhor fase do processo, é a conversa, o envolvimento, que na aula de jardinagem de Rubem Alves seria assim:

mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo.

Ação: Da mesma forma que os estudantes precisam ser guiados para aplicar o que aprenderam, os clientes precisam ser incentivados a agir - seja fazendo uma compra, inscrevendo-se em uma lista de e-mails ou compartilhando conteúdo nas redes sociais. Aqui entra o call-to-action, a chamada para a ação, que deve ser clara e direcionada. Inclua sempre uma chamada para a ação em seus posts, vídeos, artigos e aulas para orientar seu público sobre o próximo passo a ser dado.

         

As Chamadas para Ação são ferramentas essenciais tanto no ensino quanto no marketing.

As chamadas para ação (CTAs) são ferramentas importantes tanto no ensino quanto do marketing digital. No ambiente educacional, isso pode incluir pedidos para participação, reflexão ou aplicação prática do conhecimento. Da mesma forma, no marketing online, as chamadas para ação direcionam os clientes em potencial para tomar medidas específicas, como inscrever-se em uma lista de e-mails, assistir a uma demonstração ou comprar um produto.

Aqui no blog por exemplo, eu costumo usar a seguinte chamada:

Conhece mais alguém que pode se beneficiar desse conteúdo/curso/informação?

Então, exerça sua generosidade e compartilhe esse post.

        

Mas atenção: Ensinar e Vender não são sinônimos

Não, ensinar e vender não são sinônimos. Contudo, no contexto de quem empreende ensinando online, esses dois verbos não estão completamente dissociados um dos outro. Se você se preocupa em engajar os estudantes na jornada de aprendizagem com aulas dinâmicas e atividades práticas, você repete (mesmo sem ter consciência) o método AIDA todos os dias, em todas as aulas.

Embora ensinar e vender sejam atividades distintas, nós, professores, possuímos um conjunto valioso de habilidades que podem ser aplicadas na divulgação do nosso trabalho online.

Eu entendo que a maioria de nós tem grandes resistências em aderir aos modismos e tendências nem sempre honestas do marketing que nos é apresentado como solução para todos os nossos problemas.

Eu compartilho dessa mesma preocupação, e é por isso que escolho focar na qualidade do conteúdo que disponibilizo aqui no blog, no YouTube, nas redes sociais e, principalmente, nos cursos que ofereço tanto aqui na Escola Digital sem Mistérios quanto na Udemy.

     

Contudo:

  • Se a sua profissão é ensinar, é natural que você ganhe dinheiro ensinando.
  • Se você empreende, é normal que você tenha um produto ou serviço para oferecer.
  • Se você não indicar para seus alunos o que eles precisam/devem fazer, eles não farão NADA.
  • Você pode repetir a mesma coisa TODOS os dias e grande parte não entenderá.

Por isso, não tenha receio de falar do seu trabalho diariamente nas redes sociais! Você sempre buscará uma nova maneira de se expressar, mas é importante que você se expresse!

Divulgar nosso trabalho, nossos produtos e serviços é um exercício diário e precisa se tornar um hábito tão natural quanto tomar banho e escovar os dentes.

Você pode realizar o seu marketing de uma maneira simples e autêntica, construindo uma Presença Digital que esteja alinhada com seu propósito, objetivos e personalidade. Conheça o curso "Marketing Digital sem Mistérios com IA e IH" disponível aqui na escola e aprenda a criar conteúdo inteligente para divulgar o seu trabalho.

Marketing Digital sem Mistérios com IA


O curso é destinado para pessoas que querem produzir conteúdo autêntico e eficaz, utilizando as ferramentas de IA para otimizar seu tempo de trabalho (não para fazer o seu trabalho), gerar e organizar ideias para fortalecer sua presença digital, divulgar o seu trabalho e aumentar suas vendas.

Conheça a proposta e o programa do curso e se gostar, junte-se à nós:

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!