Equipamentos para vídeos e videoaulas: o que você (realmente) precisa para começar?

Postado em Jul 18, 2022 |

Você também quer criar vídeos, videoaulas, cursos on-line e não sabe quais são os equipamentos necessários? Vem comigo:

   

Equipamentos para videoaulas: o que você precisa para começar?

Todos os dias eu recebo mensagens de pessoas querendo criar seus próprios cursos on-line, querendo começar a gravar seus vídeos e as dúvidas são sempre as mesmas:

  • por onde começar?
  • qual equipamento comprar?
  • qual câmera?
  • qual microfone?
  • qual software de edição de vídeos?

E claro:

  • como criar roteiro para videoaulas?

Contudo, poucas pessoas se perguntam:

Quais equipamentos eu já tenho em casa?

E raras são as pessoas que sabem qual tipo de vídeo e videoaulas querem criar.

Eu considero que a primeira pergunta a responder é essa: qual tipo de vídeo e videoaulas eu quero criar? E se você não sabe, não se preocupe pois eu mostrar direitinho aqui nesse post!

   

Os principais tipos de vídeos para o ensino a distância são:

   

Vídeos curtos para microlearning e pílulas de conhecimento

Esse tipo de vídeo curto, de até 3 minutos é um tipo de vídeo que se aproxima muito dos vídeos criados para as redes sociais: o reels do Instagram e os vídeos do Tik Tok são os exemplos clássicos.

E se você está pensando que só se faz dancinha nesses lugares, você se engana! É possível ensinar algo simples, explicar ou reforçar uma regra, fazer pequenos exercícios e quizzes através de vídeos curtos, objetivos e até divertidos.

Para esse tipo de vídeo você pode usar o seu smartphone sem problemas.

   

Talking head: vídeos centrados na imagem dos professores

Esse tipo de vídeo é muito útil para gerar conexão e ganhar a simpatia dos nossos alunos. Quem não gosta de olhar “olho no olho” do professor enquanto aprende?

Também esse tipo de vídeo você pode gravar com seu smartphone sem problemas. 

    

Dicas de como criar vídeos de qualidade com seu smartphone:

- encontre um lugar silencioso para gravar e se possível, use um microfone de lapela

- aproveite a luz natural (que deve estar iluminando o seu rosto) e se não puder, use um ring light

- use um tripé ou apoie seu smartphone em algo que lhe dê estabilidade

- grave seus vídeos no formato horizontal (16X9) pois este é o formato aceito pelas plataformas EaD

- prepare e estude o seu roteiro para evitar falhas e a necessidade de edição

- se precisar, faça uma edição mínima cortando o início e o final do vídeo com o editor disponível no seu smartphone (todos eles têm, basta entrar na galeria, clicar no vídeo para assistir e você verá que é possível editar)

- olhe para a câmera para dar ao seu aluno a sensação de estar falando com ele

- você vai gaguejar e vai errar muitas vezes, é normal e acontece com todo mundo!

    

Captura de tela: ideal para tutoriais e vídeos demonstrativos

Quando você quer mostrar na tela do seu computador como fazer, esse é o formato ideal de videoaula pois você poderá gravar a sua aula e mostrar todos os movimentos executados na tela do seu computador.

Para esse tipo de videoaula você precisará de um computador, um microfone (de mesa, de lapela ou um headset), um software de captura de tela e eventualmente, um software de edição de vídeos. Por isso, o ideal é escolher um software completo de gravação e edição de vídeos.

O software que nós usamos, ensinamos a usar e indicamos aqui na Escola Digital sem Mistérios é o MOVAVI Vídeo Suite que além de ser um software completo e de fácil utilização, tem um preço bem acessível em relação os outros programas do mesmo porte.

Movavi Video suite

Você pode conhecer o MOVAVI Vídeo Suite baixando a versão de testes no site: www.movavi.com e pode aprender a planejar, gravar e editar suas videoaulas no curso Videoaulas sem Mistérios com o MOVAVI

   

Captura de tela com webcam: para aulas instrutivas mais interativas

Esse é o modelo de videoaulas preferido pela profe que vos escreve pois ele nos permite mostrar a tela do nosso computador (em demonstração de software, de aplicativos, sites, apresentações) e ao mesmo tempo conversar com nossos alunos.

Para mim, esse é o tipo de videoaula que mais de adapta à metodologia de ensino a distância humanizado que nós adotamos aqui na escola, pois ela nos permite manter o foco do aluno no conteúdo da aula sem deixa-lo sozinho frente à tela.

Nesse modelo, o professor explica e mostra o conteúdo olhando nos olhos dos alunos.

Para esse tipo de videoaula você precisará de um software de gravação e edição de vídeos como o MOVAVI Vídeo Suite, de uma webcam e de um microfone.

   

Equipamentos para videoaulas: o que comprar?

Bom, agora que você já conhece os diferentes tipos de videoaulas, já deve estar querendo indicações de equipamentos, não é mesmo?

Minha primeira indicação é: verifique tudo o que você já tem em casa, faça testes e veja se a qualidade é aceitável.

Também no ensino a distância, o "conteúdo é rei" e o objetivo de cada videoaula precisa ser o conteúdo ensinado.

Por outro lado, vídeos com problemas de imagem e de áudio desmotivam os alunos, descredibilizam o nosso trabalho, atrapalham o processo de ensino-aprendizagem e consequentemente, as vendas dos cursos.

Sendo assim, faça um inventário dos equipamentos que você já tem em casa e grave vídeos curtos para testá-los.

Apesar de a maioria dos computadores portáteis trazerem microfone e webcam embutidos no aparelho, a qualidade da captura do áudio e do vídeo não costuma ser suficiente para a criação de vídeos para cursos on-line. Por isso, teste seus aparelhos e se precisar investir, invista em equipamentos básicos, mas de qualidade.

    

Esta é a lista de equipamentos que eu uso e indico sem medo:

Headset Logitech: hoje eu uso o headset principalmente para a edição de vídeos, mas já usei também para gravar e se você não pode investir em um bom microfone de mesa, comece com um headset de qualidade

Snowball Ice: microfone de mesa que eu uso para a gravação de todos os meus vídeos para o youtube, para todos os meus cursos e aulas ao vivo 

Webcam Logitech: webcam que eu uso para gravação de todos os meus vídeos para o YouTube, para todos os meus cursos e aulas ao vivo 

Smartphone Samsung S21 que eu uso principalmente para as fotos e vídeos curtos para as redes sociais, mas também já gravei algumas aulas e vídeos para o YouTube.

MOVAVI Vídeo Suite para gravar e editar vídeos 

Como criar um setup simples e eficiente para gravar vídeos?

Assista ao vídeo e aprenda com a Chris Voigt que é especialista no assunto: 

   
Agora é com você: 

Conhece mais alguém que pode se beneficiar desse conhecimento?

Então, exerça sua generosidade e compartilhe esse post com a sua rede!


IMPORTANTE: 

  • artigo atualizado em 30.01.2023
  • os equipamentos indicados acima são os equipamentos que eu uso e por isso, me sinto à vontade para indicar. 
  • faça suas próprias pesquisas e concentre-se no essencial: a qualidade do conteúdo que você entra nos seus vídeos e videoaulas.
  • todos os tipos de videoaulas que eu explico neste post eu ensino a planejar, gravar e editar no curso Videoaulas sem Mistérios com o MOVAVI.


    

Categorias: criacao de vídeos, Ensino Digital, Ferramentas digitais

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!