Mapa dos sonhos: entenda como o método pode ajudar no seu planejamento

Postado em Jun 17, 2022 |

Você sabe o que é ou já pensou em fazer um mapa dos sonhos? Saiba que essa ferramenta vai ajudar você!

O mapa dos sonhos é uma ferramenta de organização ótima para manter seus objetivos em mente e potencializar a motivação para alcançar os resultados.

Este é um método bastante interessante pois permite colocar em perspectivas os desejos, etapas para um projeto, bem como visualizar suas conquistas, pontos fortes e pontos fracos a partir de um esquema gráfico.

Inclusive, por conta dessa característica, é um modelo de visualização que pode ser aplicado para objetivos e planejamentos pessoais e profissionais, organizando processos.

A estratégia é ótima para se planejar com antecedência e clareza.

Vamos mostrar o que é o mapa dos sonhos, exemplos, dicas de uso e vantagens de usá-lo no dia a dia no decorrer do texto a seguir.

   

Entenda o que é mapa dos sonhos

Na prática, os mapas dos sonhos são uma maneira de atrair o que você deseja para a sua vida, unindo tanto um aspecto mais espiritualista quanto a visualização, motivação e planejamento para alcançar tais resultados.

Assim, para que esses sonhos aconteçam, é preciso anotar cada meta, espiritualizá-la e se movimentar para alcançá-las, tendo mais clareza sobre cada processo.

Para começar com mais facilidade, use sua imaginação e anote tudo no papel, sem quaisquer ordenações ou limites. Posteriormente, oriente as prioridades e seus reais desejos.

Então, sua mente começará a encontrar maneiras de alcançar seus objetivos, seja alçar novos desafios na empresa terceirizada de limpeza ou iniciar um projeto pessoal, como escrever um livro.

Tudo o que dizemos, escrevemos e pensamos pode ter um impacto direto em nossas vidas. Quanto mais frequente e forte a mentalização, melhor.

Isso acontece porque as palavras carregam energia e entramos em contato com essa energia quando as usamos. Além disso, reforçam para o cérebro um plano e objetivo a alcançar.

Como resultado, o universo entende que queremos ficar em contato com essa energia, além de visualizar e criar automotivação diariamente - tendo em vista que objetivo é que o mapa possa ser visto constantemente.

Sendo assim, o mapa dos sonhos é uma espécie de mediador entre você e o universo, ou seus objetivos.

A partir dessa mediação, você é capaz de comunicar a mensagem que deseja para a sua vida.

Portanto, é importante fomentar o pensamento saudável, ler e dizer afirmações positivas e reconhecer o que está sendo dito.

   

Veja como fazer um mapa dos sonhos

Seja qual for o seu objetivo (dinheiro, conhecimento, auto aperfeiçoamento, etc.), os mapas são criados para esclarecê-lo em sua vida e potencializar a energia e o planejamento.

Dito isso, acompanhe a seguir como pensar e organizar este organograma.

   

Etapa 1

O primeiro passo é encontrar um material que possa ser utilizado de base para a montagem de um painel, como cartazes e placas.

Também é possível utilizar um pedaço de papel, sendo o tamanho A3 o mais indicado. Isso porque é preciso que haja espaço suficiente para escrever e organizar as ideias e objetivos. Utilizar imagens para intensificar as metas também é necessário.

Preste atenção aos desenhos utilizados, mentalize e procure algo que represente exatamente (ou o mais próximo) o objetivo que deseja alcançar.

Por exemplo, se deseja comprar uma nova casa, pense em como gostaria que fosse a fachada, pense na quantidade de quartos que precisa e imagine e procure algo que atenda essas características, estabelecendo nesse documento essas especificidades.

Também atente-se às cores e sinais utilizados, especificando os passos e regiões de cada meta para não esquecer onde está e o que procura.

   

Etapa 2

Nesta etapa é possível estabelecer temas, definindo os objetivos que deseja alcançar em diferentes áreas de sua vida.

Lembre-se que os mapas dos sonhos são bastante versáteis, possibilitando que você defina quantos objetivos desejar e couberem no painel que estabeleceu na primeira etapa.

Desse modo, para manter a organização, visualização e energização, é possível segmentar essas metas, sendo que as principais categorias utilizadas consistem em:

  • Amor;

  • Viagens;

  • Lazer;

  • Família;

  • Trabalho.

Inclusive, é importante ressaltar que os planos não devem se limitar apenas a esfera pessoal ou profissional, como metas do mecânico para a oficina automotiva. Eles podem ser integrados, de modo a trazer equilíbrio e realização.

Mais ainda, eles também podem incluir terceiros, como amigos ou familiares. Afinal, uma nova moradia para a família precisa considerar as necessidades e desejos de todos. Assim, é possível desenvolver projetos e intenções conjuntas.

    

Etapa 3

Agora que já pensou em metas iniciais e categorizou os principais objetivos, você deve escrever de forma clara o que deseja alcançar, organizando as ideias, e imagine como você se vê nas situações traçadas e como se sentirá quando alcançar os objetivos.

Assim, você pode ver tudo com mais clareza. Às vezes, o pensamento livre não é suficiente, pois tende a entrar e sair de foco.

   

Etapa 4

À medida que alcançar os objetivos, sempre agradeça.

Gratidão não significa fraqueza, mas reconhecimento de todas as suas lutas e de todos os colegas de portaria remota que o ajudaram no processo. Além disso, traz mais motivação e energia para os próximos processos e objetivos.

Nenhuma religião é necessária para isso, então, a gratidão sincera é suficiente e é parte fundamental, inclusive ao mentalizar os objetivos.

   

Dicas para usar o mapa dos sonhos

Claro que entender quais são os nossos sonhos nem sempre é tão fácil quanto pensamos. Então, ouse se descobrir e permita-se experimentar diversas atividades para compreender o que realmente deseja. Se conhecer é fundamental para esse processo.

Lembre-se também que o mapa dos sonhos é uma conexão direta com o universo. Assim, quando você fala sobre um sonho, o coloca no quadro e experiência como seria conquistá-los, você emana e fortalece a energia.

Mais ainda, compreende o que precisa para alcançar essas metas, considerando a organização geral. Exatamente por isso o foco de seus objetivos precisa ser muito claro. Assim, compreenda antes o que realmente deseja.

Além disso, que tal agradecer pelo que você já tem antes de fazer um novo pedido?

A gratidão pode melhorar o padrão de vibração e irradiar boas energias para o universo de volta para você.

Por isso, é muito interessante que você já esteja nutrido com essas energias antes de começar a fazer seu mapa dos sonhos no planner.

Yoga, meditação, Ho'oponopono e outras práticas podem ajudá-lo a alcançar seu eu superior e definir metas melhores.

Veja mais detalhes para ter um mapa dos sonhos efetivo a seguir.

    

Defina metas

Como mencionamos anteriormente, um passo importante na criação do mapa é identificar exatamente o que você deseja. Mais ainda, é preciso elaborá-lo de forma clara e específica.

Uma pergunta que você pode se fazer nesse momento para ajudar no processo é sobre o que deseja para sua vida familiar daqui a uma década.

Ao responder a esta única pergunta, você já tem uma visão básica do seu sonho de médio prazo.

Também é possível percorrer cada área da sua vida e definir seus objetivos pessoais, profissionais ou de relacionamento.

    

Separe em tópicos

Essa também é uma dica de reforço, de modo a fazer com que a organização e mentalização ocorram de forma mais fácil.

Assim, ao colocar seus desejos no papel, separe-os por “temas”: família, amizades, trabalho, vida amorosa...

Trace linhas para separar cada tópico.

Não existem regras, você pode escolher as categorias que são mais importantes para você e organizá-las da melhor forma.

Mas, ao criar categorias, a visualização se torna mais intensa, indo desde a obtenção de uma porta de enrolar automática até começar um negócio próprio.

Em cada um desses espaços, escreva os objetivos que você tem em mente. Pode ser aquela tão adiada viagem com a família ou um curso universitário que você sempre quis fazer.

    

Escolha o formato mais conveniente

Um mapa dos sonhos pode ser feito de várias formas. Você pode usar o Microsoft Word, PowerPoint ou qualquer outro aplicativo que tenha os recursos necessários.

Apesar disso, o mais viável é utilizar uma tela ou arquivo que permita uma organização horizontal e traga espaço para inserir as informações desejadas.

Um quadro de cortiça com moldura para anexar fotos, lembretes, papéis e outros objetos relacionados também podem ser utilizados.

   

Deixe-o visível

Depois que o seu mapa dos sonhos estiver pronto, não se esqueça da parte mais importante: deixá-lo visível!

Coloque em frente à sua escrivaninha de trabalho ou na porta do guarda-roupa que você abre todos os dias.

O importante é que ele esteja bem visível diariamente. Assim, mentalizar os objetivos para iniciar uma fábrica de fritadeira a gás fica muito mais fácil.

   

Compre itens para personalizar

Na hora de colocar a mão na massa, vale muito a pena ter itens como canetinha, cartolina, tesoura, giz de cera e cola para utilizar a criatividade e atrair a atenção dos olhos.

Produtos desse tipo servem para dar mais cor ao mapa, além de tornar a atividade muito mais prazerosa e lúdica.

Então, dê uma passada na papelaria antes de começar a produção do mapa.

    

Entenda os benefícios do mapa dos sonhos

Os sonhos são o combustível da vida, te movendo para frente, seja a situação profissional, conquistando um novo cargo na fábrica de galpões de lona, ou na vida pessoal, como expandir a família.

Crie um mapa dos sonhos, mantenha-o em um lugar visível, faça sua parte, organizando os processos e abrindo a mente para as oportunidades, e deixe o resto para o universo.

Separamos os principais benefícios dessa prática nos tópicos abaixo, acompanhe.

    

É barato

Tudo que você precisa é de uma superfície de escrita (papel, mural, tela, etc.) e um objeto para escrever (caneta, marcador, post-it) para criar seu mapa dos sonhos.

As alternativas não só são baratas, como também se adequam a todo o tipo de ambientes e cômodos, sejam privados ou profissionais - afinal, o projeto também pode ser usado para criar engajamento entre as equipes e criar metas integradas.

    

Facilita a visualização

Quando nossas metas e objetivos estão dispostos de uma forma interativa e dinâmica, fica mais fácil vê-los, fixá-los na mente e entender como colocá-los em prática.

Esse é um dos maiores pontos fortes do mapa dos sonhos, seja para metas pessoais, como fazer aula de hidroginástica, ou profissionais, como uma nova colocação no mercado.

Quando essas informações ficam registradas de forma visível e atrativa, nosso cérebro as fixa melhor. Como resultado, os objetivos vão ditar a rotina – e os resultados virão mais rápido.

    

Desperta o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é fundamental para vários aspectos da vida. Quem conhece a si mesmo, sabe onde está e onde deseja chegar, tendo clareza e foco.

Nosso dia a dia costuma ser veloz demais. Às vezes, pode ser difícil parar e se ater sobre pensamentos e avaliações.

Entre tantas outras práticas, o mapa dos sonhos desperta o autoconhecimento e o canaliza para a produtividade, seja para a rotina e organização dos fluxos de trabalho, seja para ir atrás de metas pessoais, iniciando cursos e atividades.

Por exemplo, quando o gestor da loja de peças para máquina de lavar tem uma visão completa do que deseja concretizar com o empreendimento, está a par do contexto do negócio e do horizonte futuro, tudo flui muito melhor e as oportunidades podem ser identificadas mais facilmente.

    

Conclusão

Correr atrás dos próprios sonhos nem sempre é simples. Pode ser até que você nem mesmo saiba quais são eles ainda!

O mapa dos sonhos serve tanto para identificar o que você deseja realizar na vida de forma mais clara, ou mesmo para te motivar a alcançar esses objetivos.

Estratégias desse tipo são ótimas para dar mais sentido à rotina e para não deixar o gestor de um negócio a desanimar frente aos objetivos. Experimente!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Leila Adriano Ostoyke

Escola Digital sem Mistérios 

Olá! Eu sou a Leila! Professora, Empreendedora, criadora da Escola Digital sem Mistérios e se você permitir, a sua guia no empreendedorismo digital. Se você quer empreender ensinando on-line conheça nossos cursos e conte comigo! Para todas as suas dúvidas, comentários ou sugestões escreva diretamente para mim, eu não deixo ninguém sem resposta! Conecte-se e continue comigo nas redes: