Planejamento Estratégico descomplicado para Empreendedores Online

Postado em Jan 22, 2024 |

Neste artigo você vai compreender como o Planejamento Estratégico pode ser a chave para seu crescimento e o desenvolvimento do seu negócio online.

  

Descomplicando o Planejamento Estratégico   

"Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve". Todos reconhecemos essa frase icônica do Gato de Alice no País das Maravilhas, não é mesmo? Mas quantos de nós, professores e empreendedores do ensino online, realmente aplicam essa sabedoria para crescer pessoal, intelectual e profissionalmente?

No meu dia a dia como professora e mentora de empreendedores do ensino online, eu tenho a grande oportunidade de conhecer pessoas competentes e apaixonadas pela educação e muitas delas enfrentam dificuldades em se destacar e expandir seus negócios online devido à falta de planejamento.

Em um cenário em que a única constante é a mudança, impulsionada pelas evoluções tecnológicas que, além dos benefícios, trazem inúmeras distrações, quem não tem um plano definido pode se perder facilmente, afastando-se de seus objetivos.

Neste artigo você a compreender como o Planejamento Estratégico pode ser a chave para seu crescimento e o desenvolvimento do seu negócio online na Era Digital.

Mas não se preocupe: eu vou descomplicar os conceitos e adaptar as estratégias para a nossa realidade de professores e empreendedores individuais que empreendem ensinando online, para que todos possam criar o seu Planejamento Estratégico e colocá-lo em prática de maneira simples e eficaz para alcançar seus objetivos em 2024.

Então, vamos começar entendendo o que é e qual a importância de fazer um planejamento:

       

O que é Planejamento Estratégico?

Imagine seu negócio ou projeto de negócio digital como uma jornada. Planejamento Estratégico  é como o mapa que guia você até o destino desejado. É uma forma organizada de pensar sobre o futuro, definindo objetivos e traçando o caminho para alcançá-los.

         

Por que ele é importante para Empreendedores Individuais no Ensino Online?

Fazer o seu planejamento vai ajudar você a:

1. Evitar Desvios: sem um plano, é fácil se perder. O planejamento estratégico mantém você no caminho certo, evitando distrações.

2. Aproveitar as Oportunidades: o mundo online muda rápido. Com um plano, você pode identificar oportunidades e adaptar-se rapidamente.

3. Economizar Tempo e Esforço: é uma maneira eficiente de decidir o que é mais importante, economizando tempo e esforço em coisas que realmente impulsionam seu negócio.

    

Como fazer seu Planejamento Estratégico de forma simples e eficiente?

Você pode iniciar o seu Planejamento Estratégico de forma simples e muito eficiente seguindo esses seis passos:

1. Identifique seu Ponto de Partida: O que você já tem? O que está indo bem? O que pode melhorar? Com esses dados ficará mais fácil definir metas claras e viáveis, mesmo que desafiadoras. Faça uma análise SWOT, ela pode ser uma ótima aliada no nesse processo.

#dica: se você adquiriu o Almanaque Digital sem Mistérios | 2024, veja que logo no mês de janeiro você tem a explicação do método e também espaço para a sua análise SWOT.

2. Defina Metas Claras: agora que você conhece o seu ponto de partida e já fez a sua análise SWOT, imagine onde quer estar e o que quer alcançar em 2024. Quer mais alunos? (defina quantos). Quer criar novos cursos? (defina quantos e se possível, quais). Quer aumentar o faturamento? (defina a porcentagem). Crie metas específicas e mensuráveis.

#dica: no vídeo SMART: ferramenta para criar e cumprir metas você aprende um método para criar metas SMART que são, justamente, específicas e mensuráveis.

3. Planeje Suas Ações: somente querer não é suficiente para poder, é preciso fazer acontecer. Por isso, além de definir suas metas, também é preciso escolher as estratégias para alcançar essas metas. Ou seja, agora que você já sabe o que quer, vai precisar decidir como vai conseguir o que quer. Sendo assim, decida os passos que precisa dar para alcançar suas metas de forma específica.

4. Monitore o Progresso: se algo não está funcionando, ajuste o plano. A Era Digital exige nós flexibilidade e uma grande capacidade de adaptação às inovações tecnológicas que influenciam diretamente a nossa vida. Sendo assim, projetos, metas e estratégias podem se tornar obsoletas ou irrelevantes de um dia para outro. Monitore o progresso do seu planejamento e seja flexível.

5. Aprenda e Melhore: monitorar o progresso alisando os resultados, além de continuar aprendendo e se informando sobre a sua área de atuação, vai ajudar você a continuar se desenvolvendo e fazendo seu negócio crescer. A “receita” é simples: repita o que funcionou e ajuste (ou elimine) o que não deu certo.

6. Mantenha o Foco no que Realmente Importa: quando se empreende ensinando online o que realmente importa é a satisfação das pessoas que aprendem com a gente. Por isso, mantenha o foco nos estudantes:

  • O que eles precisam?
  • Como você pode ajudá-los melhor?

Respondendo essas duas perguntas você com certeza terá muitas ideias de conteúdo, produtos e serviços online que vão ajudar você a inovar e aumentar o seu faturamento em 2024.

#dica: faça uma pesquisa para saber como você pode ajudar as pessoas. Com um simples questionário você poderá conhecer melhor o seu público e ter novas ideias para o seu negócio. Você pode responder o meu questionário, me ajudar a criar conteúdos relevantes para você e ainda ter ideias para criar o seu.

        

Planejamento Estratégico na Prática

O planejamento estratégico não precisa ser complicado. Ele deve funcionar como um guia prático para o crescimento do seu negócio de ensino online. Ao implementar essas etapas simples, você já pode criar um mapa personalizado para alcançar suas metas para levar suas ideias e seu negócio a novos patamares.

Contudo, se você quer de 2024 um ano mais próspero e produtivo, participe da Oficina | Planejamento Estratégico na Prática que será realizada online e ao vivo no sábado, dia 27/01/2024, das 9h às 13h aqui na Escola Digital sem Mistérios.

Planejamento Estratégico na Prática
Oficina de Planejamento Estratégico na Prática | Clique na imagem para conhecer o programa completo!

Orientados por Elena Martinis, uma profissional altamente capacitada e experiente na mentoria de negócios, nós vamos:

  • Nos conscientizar sobre a importância do planejamento estratégico e seu acompanhamento ao longo do ano.
  • Elaborar, de forma prática e durante a aula, os principais tópicos do planejamento estratégico para 2024, focando no crescimento dos nossos negócios online.
  • Definir métodos de acompanhamento e ajustes ao longo do ano para não perdermos o foco no que é essencial.

Confira o programa completo, assim como os bônus, e aproveite esta oportunidade de crescer em 2024:

         
Gostou desse conteúdo?

Assine a nossa Newsletter e o nosso Canal no WhatsApp para receber todos os novos conteúdos e oportunidades de aprendizagem online em primeira mão!

Conhece mais alguém que pode se beneficiar deste conhecimento?

Copie e compartilhe o link deste post por e-mail e nas suas redes sociais: https://www.digitalsemmisterios.com/blog/planejamento-estrategico

ou envie diretamente nos seus grupos de WhatsApp: clique para enviar no WhatsApp.

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!