7 Princípios da Andragogia para aumentar o engajamento e as vendas de cursos online.

Postado em Oct 25, 2023 |

Entenda como os adultos aprendem para criar cursos que geram resultados reais, aumente o engajamento e as vendas dos seus cursos online!

Com a revolução digital e a popularização do ensino a distância acelerados pela Pandemia de COVID-19, criar, vender e comprar cursos online tornou-se uma atividade comum para a maioria das pessoas.

Se você ensina ou quer ensinar online, você já deve ter percebido que muitas são as estratégias para produzir e vender cursos online, tirando o foco da construção de um processo de ensino-aprendizagem para colocá-lo na industrialização do conhecimento.

O resultado é quase sempre a falta de resultados educacionais e financeiros.

Nesse artigo nós abordaremos alguns princípios básicos de Andragogia (educação de adultos) que vão ajudar você a criar cursos online que geram resultados reais com aprendizado para quem aprende e renda para quem ensina.

Ensinar a criar cursos online que geram resultados reais é o objetivo principal do curso Como Criar Cursos Online de Sucesso disponível aqui na Escola Digital sem Mistérios. No curso você encontrará o passo a passo para planejar, criar, publicar e vender seu curso online.

Agora, nós veremos como aplicar conhecimento científico sobre educação de adultos na criação dos seus cursos vai ajudar a melhorar o engajamento dos estudantes durante o processo e ao mesmo tempo, vai atrair novos alunos e aumentar as vendas. Tudo isso sem mistérios, é claro 😊

Mas antes de tudo, vamos começar entendo o conceito de Andragogia.

    

O que é Andragogia?

Malcom S. Knowles, um dos principais teóricos da andragogia, definiu-a como "a arte e a ciência de ajudar adultos a aprender" diferenciando-se da pedagogia, que se concentra na educação de crianças.

A palavra andragogia tem sua origem no grego (andros-adulto e gogos-educar) e representa um caminho para compreender como os adultos aprendem.

A Andragogia reconhece que adultos têm necessidades, motivações e estilos de aprendizado diferentes daqueles das crianças, enfatizando a autonomia, a experiência e a relevância no processo de ensino-aprendizagem. É uma abordagem que valoriza o papel ativo do adulto na construção do seu próprio conhecimento.

Sem precisarmos nos aprofundar na teoria, podemos fixar essas três palavras-chave: autonomia, experiência e relevância, pois elas também podem ser considerados princípios básicos de um curso online que gera resultados reais, não é mesmo?

    

Princípios fundamentais da Andragogia que vão ajudar você na criação dos seus cursos online

Os principais princípios da andragogia, conforme propostos por Malcolm S. Knowles e outros teóricos, incluem:

  • Autonomia: adultos preferem ser autônomos e autodirigidos em seu processo de aprendizagem, tomando decisões sobre o que, como e quando aprender.
  • Experiência: adultos trazem uma riqueza de experiências de vida para o processo de aprendizagem, e essas experiências devem ser respeitadas, valorizadas e incorporadas ao currículo.
  • Relevância: os adultos estão mais motivados a aprender quando percebem que o conteúdo é relevante para seus objetivos e necessidades pessoais ou profissionais.
  • Aprendizagem “mão na massa”: adultos estão motivados para aprender quando sentem a necessidade de aplicar imediatamente o conhecimento adquirido.
  • Aprendizagem associada à resolução de problemas: os adultos preferem aprender a partir de problemas e situações do mundo real, em vez de teoria abstrata.
  • Aprendizado colaborativo: a aprendizagem social e a troca de experiências entre adultos são valorizadas na andragogia, promovendo a aprendizagem uns com os outros.
  • Respeito: os adultos desejam ser tratados com respeito e consideração, reconhecendo suas experiências e contribuições.

   

Como estes princípios nos ajudam a criar e vender cursos online?

Entender o princípios que orientam a prática da andragogia nos ajudam a criar cursos online que se alinham com as características e necessidades específicas dos adultos como aprendizes. Por exemplo:

Autonomia: quando sabemos que os adultos preferem ser autônomos e autodirigidos em seu processo de aprendizagem criamos cursos que permitam acesso e participação flexível para que eles possam organizar seu tempo de progresso.

  • Dica: seu curso pode oferecer acesso ilimitado e vitalício como a maioria dos cursos assíncronos aqui na escola ou podem delimitar data de início e fim do acesso (como os cursos ao vivo e híbridos aqui da escola). As duas modalidades de acesso são válidas e aceitas, o que você precisa é deixar esta informação clara na página de inscrição do curso.

Experiência: quando aceitamos que nossos alunos não são “folhas em branco” e não estão “começando do zero”, mas trazem consigo conhecimentos adquiridos ao longo da vida, aceitamos não ser os únicos detentores do saber e nos damos a oportunidade de aprender com as perguntas, críticas e sugestões deles.

  • Dica: inclua no seu curso questões abertas para que os alunos possam se expressar com mais liberdade, trazer um pouco do seu conhecimento e experiência de vida para contribuir para o crescimento do grupo.

Relevância: quando entendemos que os adultos estão mais motivados a aprender quando percebem que o conteúdo é relevante para seus objetivos e necessidades pessoais ou profissionais, entendemos também que eles vão se matricular em cursos que são relevantes para a sua vida.

  • Dica: crie cursos supram necessidades reais das pessoas e a jornada de venda será muito menor. Quando alguém chega na página de inscrição de um curso e pensa “esse curso é para mim” ela não precisa ser convencida a se matricular. Ela se matricula.

Aprendizagem “mão na massa”: quando sabemos que a motivação para aprender vem da possibilidade ou necessidade de aplicar imediatamente o conhecimento adquirido, criamos cursos práticos com atividades e tarefas contextualizadas.

  • Dica: mostre ou explique o que os alunos aprenderão no seu curso assim, você aumenta a expectativa e o desejo de aprender, o que consequentemente aumentará a possibilidade de matrícula. Faça isso no vídeo de vendas, de apresentação do curso e no início de cada módulo, o que será trabalhado no módulo que está iniciando.

Aprendizagem associada à resolução de problemas: quando sabemos que os adultos preferem aprender a partir de problemas e situações do mundo real, em vez de teoria abstrata, criamos cursos que resolvem os seus problemas reais.

  • Dica: quando mais você se aproxima do seu público e se interessa por essas pessoas, mais possibilidades você tem de identificar os problemas reais dessas pessoas. A partir do momento em que você identifica os problemas, você pode começar a pensar em soluções em formato de cursos e consequentemente, você estará criando cursos relevantes para o seu público.

Aprendizado colaborativo: a aprendizagem social e a troca de experiências entre adultos são valorizadas na andragogia pois promovem a aprendizagem gerada (também) a partir da interação entre os participantes do curso.

  • Dica: essa troca de experiências é importante e enriquecedora em todas as modalidades de cursos online. Contudo, em cursos livres, essa troca deve ser opcional e respeitar a individualidade das pessoas, visto que muitas pessoas escolhem aprender online justamente para poder estudar de forma autônoma e até anônima.

Respeito: quando entendemos que os adultos desejam ser tratados com respeito e consideração, reconhecendo suas experiências e contribuições, nos colocamos em uma posição de igualdade e não de superioridade e adotamos uma linguagem dialógica evitando o monólogo conteudista.

  • Dica: em cursos assíncronos (gravados) o diálogo acontece através dos vídeos e também dos textos escritos que devem sempre buscar uma aproximação entre professores e estudantes na tentativa de diminuir a distância entre eles e o grupo.

Entendendo como os adultos aprendem nós podemos desenvolver nossas habilidades didáticas e de comunicação para criar cursos adaptados para cada grupo de pessoas respeitando suas necessidades, objetivos e seu contexto

   

Mas como encontrar o modelo de ensino e de negócios online que se adapte tanto aos nossos objetivos pessoais quanto às necessidades do nosso público?

É isso que você vai aprender no curso Modelos de Ensino e Negócios Online disponível aqui na escola:

Conhece outras pessoas que podem se beneficiar deste conhecimento?

Então, compartilhe este artigo nas suas redes ou clique aqui para enviar pelo WhatsApp.

Categorias: criacao de cursos online, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!