Prova social: o que é e como usar para atrair mais clientes e alunos on-line?

Postado em Sep 25, 2021 |

A prova social é uma poderosa arma de persuasão e, usada de maneira coerente, ela vai ajudar você a conquistar novos clientes e alunos on-line. Veja:

Prova social: o que é e como usar para atrair mais clientes e alunos?

A prova social é uma poderosa arma de persuasão e, usada de maneira coerente, ela vai ajudar você a conquistar novos clientes e alunos! E como fazer isso? É o que nós ver aqui nesse post. Antes de mais nada, vamos entender o que é prova social.

O que é prova social? 

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e feedbacks positivos ou negativos sobre a marca. Com base nessas ações, as pessoas são sugestionadas a mudarem suas decisões e forma de agir.

Nos explica a equipe da mLabs no artigo: O que é prova social e como conquistá-la nas rede sociais? 

Mas, como esse Blog assim como a Escola Digital sem Mistérios foram criados para ajudar professores e profissionais que querem empreender ensinando on-line, nós vamos falar de marketing e de prova social para professores, ok? E a primeira coisa a fazer é substituir “marca” por “você” na definição acima:

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e feedbacks positivos ou negativos sobre a você /seu trabalho. Com base nessas ações, as pessoas são sugestionadas a mudarem suas decisões e forma de agir.


Quando nós, professores, nos tornamos empreendedores, a nossa marca somos nós e a nossa prova social é o impacto do nosso trabalho na vida dos nossos alunos. Sendo assim, prova social para professores é:

- comentários, opiniões e agradecimentos dos seus alunos (e/ou dos pais dos seus alunos)

- o resultado alcançado pelos seus alunos (essa é ainda mais potente)

- o número de alunos inscritos nos seus cursos

- sua experiência na educação

- sua formação

- os projetos que você desenvolve

Um exemplo clássico de prova social na educação é a utilizada pelos cursos preparatórios para concursos públicos, vestibulares e ENEM:

99% de aprovação no vestibular da universidade X

95% de aprovação no concurso Y

20 redações nota 1000 no ENEM


E agora eu lhe pergunto:

Se você quer passar no concurso Y você vai escolher um curso que tem uma alta taxa de aprovação, não vai?

Isso também acontece com nossos alunos: eles procuram cursos e professores que possam ajuda-los a alcançar seus objetivos e querem provas de que nós já conseguimos ajudar outras pessoas a alcançar o mesmo objetivo. Daí a utilidade da prova social no nosso marketing.


Como conseguir a bendita prova social?

Fazendo seu trabalho da melhor maneira possível, claro! A partir daí você pode:

1 - Reunir os comentários, e-mails e mensagens que recebe de agradecimento dos seus alunos

Faça um print ou uma cópia do texto enviado e peça a autorização da pessoa para usar nos seus posts nas redes sociais e nas páginas de vendas.

Se a pessoa autorizar, use o nome e se possível a foto da pessoa para gerar ainda mais credibilidade. Eu peço a autorização da pessoa para usar as palavras, o nome e a foto delas. Também ofereço a possibilidade de fazer anonimamente se ela preferir. 

2 - Você pode pedir claramente para que ela deixe o seu depoimento e uma avaliação do seu trabalho

Aqui na Escola Digital sem Mistérios em cada curso os alunos têm a possibilidade de deixar ou a sua avaliação e são convidados a avaliar o curso em uma aula especial incluída no programa.

Na Udemy, plataforma EaD que funciona como um marketplace de cursos online e onde eu já conto com mais de 60 mil alunos, o pedido de avaliação é automático e todos os comentários ficam publicados na página de cada curso. Veja o exemplo desse curso:

Se você não tem um site e nem cursos publicados em grandes plataformas, você também pode usar a sua página no Facebook para reunir e responder os feedbacks dos seus alunos. Para isso, basta liberar as “avaliações” para a sua página. Veja:


Se você só usa o Instagram, pode criar um post para receber os feedbacks dos alunos nos comentários ou, ainda melhor, registrar a aula/mentoria/atividade, postar nos seu Instagram e pedir para os alunos envolvidos deixarem seu feedback lá.


Como usar a prova social para melhorar os resultados? 

Existem muitas maneiras de reunir e usar as provas sociais, mas o mais importante é que elas sejam verdadeiras e coerentes com o seu trabalho. 

A prova social serve para aumentar a nossa credibilidade como profissionais e facilitar a tomada de decisão dos nossos clientes e alunos. Por isso, se você tem formação e experiência na educação, mas está começando agora a empreender e ensinar online, não se preocupe com números de seguidores nas redes sociais e nem de alunos matriculados nos seus cursos online.

Sem ter cursos online publicados, você não tem como ter inscritos e além disso, todos nós começamos com 1 curso e ZERO alunos. Contudo, se você tem experiência profissional, essa é a sua prova social até ter resultados on-line. Lembre-se sempre de que a prova social mais importante é aquela que vai mostrar para quem procura aprender com você, que você é a pessoa ideal para ensinar.

No meu caso, eu ensino a empreender ensinando on-line e por isso, não somente o número de alunos matriculados nos meus cursos serve como prova social, mas também:

- a minha formação (quem também é professor e quer ensinar on-line prefere aprender com quem tem formação para isso)

- minha experiência na educação (meu primeiro posto como professora foi em 1995, eu passei para o EaD em 2011 e comecei a empreender em 2016)

- os resultados alcançado pelos meus alunos (os cursos e livros publicados, os lançamentos, os contratos assinados, os negócios criados)

Muito menos importante é o meu número de seguidores nas redes sociais, não é mesmo? 


5 ideias para usar a prova social no seu marketing:

1 – Compartilhe os comentários e feedbacks dos seus alunos

Faça um print ou copie o texto e se puder, crie um layout bonito no Canva e compartilhe nas suas redes sociais. Peça autorização da pessoa para usar o nome e a imagem dela, ou publique de forma anônima. Fale sobre o trabalho desenvolvido e sobre a sua satisfação/alegria em tê-lo realizado. Agradeça sempre.

2 – Inclua os comentários e feedbacks dos seus alunos no seu site/página de vendas

Aqui também você pode incluir comentários e feedbacks dos seus alunos. Proceda da mesma maneira para receber a autorização ou peca claramente para que eles enviem nome, texto e foto para você poder usar no seu site e/ou na página de vendas do seu curso.

3 – Compartilhe conteúdo criado por seus alunos

Seu aluno postou uma foto da sua aula, do seu curso ou do material que você criou para a aula? Compartilhe você também! Essa é uma ótima maneira de incentivar seu aluno a continuar estudando e divulgando o seu trabalho-

4 – Valorize e divulgue os resultados dos seus alunos

Nada valoriza mais o nosso trabalho quanto o valor que damos aos resultados de quem se beneficia do nosso trabalho. E na educação, o resultado alcançado pelos nossos alunos é a melhor prova social que nós podemos ter. Valorize o trabalho dos seus alunos pois assim você valoriza o seu próprio trabalho.

5 – Valorize e comemore suas conquistas

Nossas conquistas são resultado do nosso trabalho e do nosso esforço. Valorize e comemore as suas próprias conquistas nas redes sociais. Um curso publicado, mais 10, 20, 100 , 1000 alunos. Quando nós comemoramos o número de alunos, nós estamos comemorando a confiança deposita por eles no nosso trabalho. E isso também é prova social! 

Agora é com você:

Que tal criar hoje mesmo um post mostrando uma prova social e compartilhar nas suas redes sociais?

Compartilhe e marque @digitalsemmisterios dizendo que você se inspirou no que leu aqui nesse post. Assim eu posso ver e comentar o seu post!

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

Leila Adriano Ostoyke

Escola Digital sem Mistérios 

Olá! Eu sou a Leila! Professora, Empreendedora, criadora da Escola Digital sem Mistérios e se você permitir, a sua guia no empreendedorismo digital. Se você quer empreender ensinando on-line conheça nossos cursos e conte comigo! Para todas as suas dúvidas, comentários ou sugestões escreva diretamente para mim, eu não deixo ninguém sem resposta! Conecte-se e continue comigo nas redes: