Empreender On-line: 3 razões para dar o próximo passo

Postado em Oct 11, 2021 |

Por que empreender on-line? Nesse artigo você vai conhecer 3 razões para dar o próximo passo e empreender on-line.

Existem muitas razões para empreender on-line e quanto mais clareza nós tivermos, mais resiliência teremos e por isso, vale a pena pensar sobre o assunto e responder a pergunta: por que empreender online?


Empreender ou não empreender on-line, eis a questão

Certo dia eu recebi um e-mail com a pergunta: 


Por que ser empreendedora?

Eu não entendi qual foi o verdadeiro objetivo da pergunta, mas minha resposta foi simples:

Eu empreendo para poder ensinar o que eu quiser, quando eu quiser, para quem eu quiser... cada um tem suas razões para empreender ou não... eu, pessoalmente, não quero convencer ninguém a empreender, só quero ajudar quem já quer!

Respondi assim pois essa é a verdade! Eu não quero convencer ninguém a nada, só quero colaborar com quem já quer empreender e ensinar on-line.

Eu não sou do tipo que acha que só quem empreende se realiza profissionalmente e muito menos que ensinar on-line é a única maneira de ter uma renda justa como professor/a. As possibilidades são muitas e cada um de nós deve ser livre para escolher e testar as suas, não é mesmo?

Para esse artigo e para as redes sociais adaptei a pergunta para que nós possamos pensar sobre o assunto e ter mais clareza na tomada de decisões:

Por que empreender on-line?

O empreendedorismo digital não é novidade, embora a atividade em si, assim como as diferentes possibilidades de gerar renda e valor no digital ainda gerem muita confusão entre as pessoas.

Mostrar que empreender on-line é possível e acessível a todos é o objetivo principal do curso (gratuito):

Se você quer empreender on-line e não sabe por onde começar, comece com esse curso pois além de desmistificar o mundo dos negócios digitais ele também pretende mostrar o que muitas pessoas parecem esquecer quando pensam no “on-line”: empreender é um trabalho diário, um trabalho que precisa ser feito e refeito todos os dias.

Construir um negócio digital, por menor que ele seja, é um processo, um processo que começa com o entendimento de como os negócios digitais funcionam.

Mas bom, vejamos alguns motivos reais para empreender on-line:


Empreender On-line: 3 razões para dar o próximo passo


01 - Os custos para criar um negócio on-line são baixos

Em comparação com a abertura de um estabelecimento físico, os investimentos ao criar um negócio digital (seja ele uma loja virtual, uma escola on-line, cursos on-line, aulas particulares, mentoria, programas de coaching e todo tipo de atendimento on-line) bem como sua manutenção, são muito mais baixos.

Você não vai precisar pagar aluguel, estoque e nem funcionários pois pode começar em casa, sem ajuda de terceiros e dependendo do que você pretende oferecer, nem equipamentos precisará comprar. 


02 – Um negócio digital é mais facilmente escalável

Os produtos digitais (ebooks, cursos, serviços de assinatura, etc.) têm a característica de estarem prontos para a venda e o consumo. Uma vez prontos, eles não precisam da nossa presença nos processos de compra, venda e entrega.

Assim, centenas de pessoas podem se matricular e aprender nos meus cursos on-line enquanto eu estou escrevendo esse artigo, produzindo outros conteúdos, outros cursos, palestrando, dando mentorias, lendo e até dormindo.

Nesse momento eu conto com mais de 64 mil alunos em 110 países, o que seria humanamente impossível sem os cursos online que eu tenho publicados na Udemy e na minha Escola Digital sem Mistérios.

Sendo assim, é verdadeira a afirmação:

Empreendo on-line porque tenho a possibilidade de alcançar um maior número de pessoas para ensinar, para aprender, para crescer financeiramente e como pessoa.


03 – As pessoas já estão on-line

Se essa já era a realidade, com a pandemia, nós vimos mais claramente a necessidade de estar on-line. As pessoas estão on-line: comprando, vendendo, aprendendo e ensinando.

Se você ensina, você sabe bem disso, não sabe? Nossos alunos estão on-line e empreendendo on-line nós podemos encontra-los em todos os lugares.

Quando se fala em empreendedorismo digital, fale-se sempre da “mobilidade geográfica”, da possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo (o que não deixa de ser verdade), mas pouco se fala do alcance.

Talvez você seja como eu e não tenha a intenção de sair pelo mundo com o laptop na mochila, mas se o seu aluno quiser fazer isso ele pode continuar aprendendo com você! Além disso, poder sair de férias ou tirar um dia livre sabendo que nosso negócio continua funcionando é uma tranquilidade a mais, acredite! 


Mais 4 razões para empreender on-line

Também essas 4 razões para empreender on-line apresentadas pela Profa. Dra. Maria Belintane devem ser consideradas de perto:

Eu quero empreender on-line para:

1- ensinar o que sei,

2- aprender coisas novas,

3- superar meus medos,

4- ressignificar minha prática de professora e descobrir novos caminhos para fazer o que gosto - dar aulas.

E ela já conseguiu! Maria Belintane faz parte do Clube Digital sem Mistérios, já publicou seu primeiro curso on-line e está preparando o segundo curso!

Se você quer aprender, empreender, ensinar, se conectar e colaborar com profissionais sérios e competentes que também procuram maneiras de ressignificar suas profissões e sua prática, conheça a Escola e o Clube Digital sem Mistérios.

Confira também o post: 

5 cursos gratuitos para quem quer empreender e ensinar on-line

5 cursos gratuitos para empreender e ensinar on-line

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!