DESVENDE O SEGREDO DA PRODUTIVIDADE: crie seu Segundo Cérebro Digital

Postado em Sep 13, 2023 |

Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem realizar tantas tarefas e manter tudo sob controle?

Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem organizar seu espaço de trabalho no digital para poder gerenciar seus projetos, organizar informações, referências, links e documentos?

Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem realizar tantas tarefas e manter tudo sob controle?

A resposta está na capacidade de externalizar suas informações e pensamentos, criando um espaço digital dedicado à organização eficaz.

Muitas ferramentas gratuitas podem nos ajudar a organizar nosso espaço de trabalho virtual, mas antes de falarmos de algumas ferramentas que podem nos ajudar nesse processo, vamos entender a importância dessa abordagem.

   

Crie seu Segundo Cérebro Digital para liberar sua mente

O termo "Segundo Cérebro" está sendo popularizado por Tiago Forte, um renomado especialista em produtividade. A ideia por trás desse conceito é simples, mas profundamente eficaz: nossa mente é uma ferramenta brilhante para criar e pensar, mas não é o local ideal para armazenar informações e tarefas.

Imagine sua mente como um palco onde todas as ideias e os insights criativos acontecem. Agora, imagine esse palco repleto de informações, tarefas, lembretes e preocupações do dia a dia. Como você pode esperar que a criatividade floresça em meio a essa confusão?

Aqui é onde entra o Segundo Cérebro. É um espaço digital dedicado a organizar todas as informações e tarefas que ocupam a sua mente. Ele serve como um local de armazenamento inteligente onde você pode acessar tudo o que precisa, quando precisa, sem sobrecarregar sua mente.

Segundo Tiago Forte, autor do livro Criando um Segundo Cérebro:

"Criar um Segundo Cérebro não é apenas baixar um aplicativo para se organizar em determinado momento, mas adotar um sistema dinâmico e flexível e um conjunto de hábitos para acessar continuamente tudo de que precisamos sem criar um caos no nosso ambiente (e na nossa mente)

Um Segundo Cérebro é dinâmico, informal, adaptável.

É uma metodologia de organização, mas no fundo é um conjunto de hábitos.

São os seus hábitos que ditam como o seu Segundo Cérebro funciona, não os aplicativos que você tem.

É um sistema integrado entre mente e máquina, muito mais flexível do que você imagina."

    

Criando seu Segundo Cérebro Digital você libera a sua mente para a criatividade e destrava a sua produtividade.

Neste vídeo eu falo um pouco sobre as minhas próprias dificuldades de produtividade e organização digital dando também algumas pistas de como você pode superar este problema:

    

   

Minhas principais ferramentas do segundo cérebro

Agora, confira as principais ferramentas que a Professora Aline Resende (que vai ministrar a Oficina | Organização Digital com o Notion no sábado, dia 16/09/2023 aqui na Escola Digital sem Mistérios)  usa para criar o seu segundo cérebro:


1. Agenda Google

A agenda digital Google Agenda é meu ponto de partida, como para muitas pessoas. Ela permite que eu mantenha um registro organizado de compromissos, tarefas e eventos. Além disso, a sincronização entre dispositivos facilita o acesso às minhas informações em qualquer lugar.

  

   

2. Drive com Pastas de Arquivo

O Google Drive, ou qualquer serviço de armazenamento em nuvem com recursos de organização de pastas, é essencial para manter documentos e arquivos organizados. Com pastas bem nomeadas e uma estrutura lógica, você pode encontrar qualquer documento em questão de segundos.

A imagem a seguir, mostra o “antes” e o “depois” do meu drive. “Antes”, significa como eu organizava meus arquivos antes de conhecer o método PÁRA, do Tiago Forte, descrito no livro Criando um segundo cérebro. O “depois”, é como ele está ficando agora.

Antes
Depois

   

   

3. Notion: Meu Segundo Cérebro Digital

Aqui está a estrela do nosso show: o Notion. Este aplicativo incrivelmente versátil permite que você crie um espaço digital verdadeiramente personalizado. Nele, você pode organizar projetos, tarefas, ideias e conhecimento de forma eficiente.


O Notion oferece a flexibilidade de personalização que muitos desejam, mas sem a complexidade que pode ser encontrada em outras ferramentas. Ele se adapta à sua maneira única de pensar e trabalhar.

   

Crie você também o seu Segundo Cérebro com o Notion:

Se você se interessou pela ideia de criar seu Segundo Cérebro digital e liberar sua mente para a criatividade, participe da Oficina | Organização Digital com o Notion que vai acontecer no sábado, dia 16 de setembro, das 9h às 13h (horário de Brasília).

Esta será uma oportunidade única de você aprender online e ao vivo a usar o Notion para criar o seu ambiente virtual de trabalho, mas mais do que isso: você vai aprender a criar um “Segundo Cérebro” e terceirizar esse trabalho de lembrar para as máquinas inteligentes (nesse caso, o Notion na sua versão gratuita!).

Não perca a chance de dar esse passo em direção a uma vida mais organizada e produtiva. Venha criar seu Segundo Cérebro Digital e descubra como liberar tempo para realizar seus sonhos, trabalhar, estudar, produzir conteúdo, criar seus cursos, vídeos, empreender e crescer na vida pessoal e profissional.

    

Conhece outras pessoas que querem organizar seu espaço de trabalho, criar seu segundo cérebro e destravar a sua produtividade?

Então, compartilhe este artigo nas suas redes ou clique aqui para enviar pelo WhatsApp.

    

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Ferramentas digitais

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!