Qual é a diferença entre curso, mentoria, trilha, oficina e desafio online?

Postado em Mar 29, 2023 |

Entenda a diferença entre curso, mentoria, trilha, oficina e desafio online para poder fazer as suas próprias escolhas online:

   

Existem muitas maneiras de ensinar e aprender online e aqui na Escola Digital sem Mistérios você encontra algumas delas. Neste artigo nós vamos entender qual é a diferença entre curso, mentoria, trilha, oficina e desafio online para que cada um passa fazer as suas próprias escolhas na matrícula e/ou no planejamento dos seus produtos e serviços online.

   

O que diferencia cursos, programas de mentoria, trilha de aprendizagem, oficinas e desafios online?

O que diferencia cursos, programas de mentoria, trilha de aprendizagem, oficinas e desafios online é, além da metodologia de ensino, do formato e das ferramentas adotadas, o propósito de cada um deles. Como nós já vimos no artigo 5 saberes fundamentais para ensinar e empreender online, existem diferentes maneiras de aprender online. Portanto, existem também diferentes maneiras de ensinar e de empreender ensinando online.

Por isso, você não precisa se prender a modelos de ensino e de negócios que não se adequam ao seu propósito e a sua maneira de aprender e ensinar. Se você quer encontrar o seu modelo de ensino e de negócios online, conheça o curso Modelos de Ensino e Negócios Online. Ele nasceu como uma oficina e se transformou em curso. Ou seja, você também pode adaptar um tema para diferentes formatos!

Mas agora, vejamos em detalhes as diferenças entre curso, mentoria, trilha, oficina e desafio online, tal qual eles são desenvolvidos aqui na Escola Digital sem Mistérios:

        

Cursos Online:

Os cursos online têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de uma habilidade específica como criar cursos online, criar material didático digital, usar o Canva, o Instagram entre muitos outros assuntos.

Os cursos podem ser síncronos (ao vivo) ou assíncronos (gravados), mas precisam ter objetivos específicos de aprendizagem.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios todos cursos online são gravados, oferecem acesso imediato e ilimitado ao conteúdo, as perguntas são respondidas em até 24 horas dentro da nossa plataforma www.digitalsemmisterios.com , assim como as Trilhas de Aprendizagem.

    

Trilhas de Aprendizagem

As trilhas mostram um caminho possível e apostam na autonomia dos participantes pois aqui, cada um faz o seu caminho segundo as suas necessidades e objetivos. As trilhas são formadas por aulas orientadoras e cursos complementares para desenvolver as habilidades necessárias durante a caminhada.

Segundo a Profa. Dra. Silvana Scarso Meneghini, membro do Clube Digital sem Mistérios e autora do livro A Clareza do Professor  “uma trilha desenvolve uma competência que é um conjunto de habilidades”.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios, as trilhas de aprendizagem são compostas (na sua maioria) de aulas exclusivas, as vezes ao vivo e um pacote de cursos online (para desenvolver as diferentes habilidades). Assim, cada um pode parar a trilha e ir a um curso em específico para aprender o que precisa para continuar desenvolvendo suas competências.

    

Programas de Mentoria

Os programas de mentoria também têm o objetivo de desenvolver competências, mas aqui, observamos outros importantes:

1 – a relação entre mentores e mentorados é mais estreita pois existe um acompanhamento direto do mentorado;

2 – as competências são desenvolvidas a partir da orientação e da experiência do mentor;

3 - um programa de mentoria é orientado para a construção de um projeto específico.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios nós oferecemos mentoria individual para quem quer focar no desenvolvimento do seu projeto de ensino e empreendedorismo online e também oferecemos programas de mentoria em grupo, em formato de desafios.

    

Desafios Online

Os desafios, como o próprio nome indica, têm o objetivo de levar um grupo de pessoas a vencer um desafio comum. Existem muitas maneiras de criar desafios e muitas vezes, os desafios são utilizados como estratégia de marketing e oferecidos gratuitamente.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios os desafios funcionam como um programa de mentoria em grupo, onde as pessoas assumem o desafio de trabalhar juntas para superar um obstáculo e desenvolver seus projetos. Para isso elas contam com 4 encontros ao vivo com conteúdo, espaço para perguntas e respostas e tarefas semanais que serão desenvolvidas com o apoio da professora e do grupo exclusivo criado para cada turma no WhatsApp.

    

Oficinas Online

As oficinas também têm o objetivo de desenvolver um projeto de cunho prático, mas em um espaço de tempo menor do que um desafio ou um grupo de mentoria.

Por isso, as oficinas trabalham um tema pontual com objetivos práticos e muito específicos para o desenvolvimento do projeto em questão.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios as oficinas são desenvolvidas aos sábados e têm 4 horas de duração. A aula prática é online e ao vivo para que cada um possa aprender, praticar e tirar suas dúvidas.

Ao final da oficina os participantes recebem o material completo, a gravação da oficina e também são convidados para participar do grupo especial de alunos VIP da Escola Digital sem Mistérios no WhatsApp.

   

Existem muitas maneiras de aprender e de ensinar online

Como você pode ver neste exemplo, existem muitas maneiras de aprender e de ensinar online. Aqui você conheceu alguns dos modelos de ensino que nós adotamos aqui na escola, mas eles também não são os únicos.

A Educação Online abre muitas possibilidades de ensino-aprendizagem e evolui conforme a tecnologia digital evolui. Você não precisa se prender a um único modelo de ensino se ele não corresponde às suas necessidades e objetivos.

Se você ensina, solte a sua criatividade e descubra a SUA maneira de ensinar online. Se você aprende, teste outros formatos de ensino online para entender como você prefere aprender.

Se você quer aprender, ensinar, empreender, colaborar e crescer online, conheça o Clube Digital sem Mistérios para poder participar da nossa comunidade e ter acesso a todo o conhecimento disponível aqui na escola.

    

Categorias: criacao de cursos online, Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!