Estratégias de lançamento de cursos online: pré-inscrição

Postado em Oct 23, 2022 |

Você está preparando seu curso online e já está se perguntando qual é a melhor forma de divulgar o seu curso? Esta estratégia vai ajudar você:

    

Estratégias de lançamento de cursos online: pré-inscrição

Você está preparando seu curso online e já está se perguntando qual é a melhor forma de divulgar o seu curso? Então, você já está no bom caminho pois tão importante quanto saber criar um ótimo curso online, é saber divulgar esse ótimo curso online!

Existem muitas maneiras de divulgar seu curso, assim como seu trabalho em geral e na era digital as possibilidades são infinitas, pois as possibilidades de conexão também o são.

Aqui nesse artigo nós falaremos de uma estratégia específica de lançamento de cursos online, a minha preferida, a estratégia da pré-inscrição.

Mas atenção: essa estratégia só é realmente eficiente se você:

  • já tem a proposta e programa do seu curso prontos
  • ele já está em desenvolvimento efetivo
  • você tem certeza absoluta de que vai lançar esse curso

Se você ainda não chegou a esse estágio, leia com atenção e até salve essa página entre os seus favoritos no seu navegador, mas espere estar com seu curso em fase de desenvolvimento para começar a pré-inscrição, ok?

Se você quer aprender a criar cursos online que geram resultados reais, este curso vai ajudar você como certeza:

Seguindo a sequência lógica do curso, você pode começar com a pré-inscrição, quando a tabela de planejamento do curso estiver completada e você estiver começando a organizar o seu material.

Isso porque nesse momento, você já deve ter escolhido a plataforma para hospedar seus cursos, o que é essencial pois cada uma terá suas próprias regras (e essas regras precisam ser respeitadas também).

Se você tem dúvidas sobre a escolha da plataforma EaD para hospedar seus cursos, este guia vai ajudar você com certeza:

Então vamos lá, vejamos o passo a passo para preparar a pré-inscrição para seu curso online!

    

Como criar uma campanha de pré-inscrição para cursos online em dois passos simples:

    

1 – crie uma página de pré-inscrição para seu curso

A página de pré-inscrição poderá ser criada em formato de página de captura/landingpage utilizando um sistema de e-mail marketing como o meilerlite.com, o mailchimp e tantos outros sistemas ou simplesmente usando os formulários do google.

Essa página precisa conter informações importantes como:

  • título/tema do curso
  • programa ou proposta do curso
  • informações/referências sobre você
  • campo preenchimento do contato (nome, e-mail e/ou telefone)
  • os seus contatos para que a pessoa saiba como encontrar você (nome, e-mail, redes sociais, site/blog)
  • promessa de que os dados da pessoa estarão seguros com você
  • promessa de que a pessoa será notificada assim que o curso estiver no ar (você pode oferecer um desconto ou não para a pré-inscrição, mas não precisa anunciar o preço da matrícula ainda)

    

2 – divulgue essa página em todos os lugares

Seja qual for o tipo de página que você criar, desconto que oferecer e promessa que fizer, nada será suficiente se ninguém encontrar essa página.

Durante todo o processo de pré-lançamento, você falará sobre seu curso TODOS os dias nas redes sociais. A cada dia, uma nova informação, um novo tema, um questionamento respondido, um aspecto do seu trabalho serão mostrados. Em todo post, uma chamada para a pré-inscrição no seu curso.

Você também poderá divulgar essa página nos grupos no Facebook e nas comunidades virtuais das quais você participa. Contudo, lembre-se de respeitar algumas regras básicas de etiqueta e relacionamento online e principalmente, pense que:

Muito mais importante do que ter centenas de pessoas na sua lista de pré-inscrição, é ter pessoas que realmente querem se inscrever no seu curso.

Essa estratégia de lançamento tão simples, pode ser muito eficaz, principalmente se você incluir um processo de validação da ideia, criando um questionário com perguntas que vão ajudar você a entender as necessidades do seu público-alvo como eu explico nesta aula: 

    

Perguntas frequentes sobre a estratégia de pré-lançamento:

   

1 – O questionário serve para dar ideia para a estruturação do curso?

Não, o questionário serve para validar a ideia do curso, ou seja, seu curso já está programado e estruturado, você só vai validar a estrutura do seu curso junto ao seu público-alvo.

Quem sabe o que precisa estar no programa de um curso para que o aluno possa desenvolver uma habilidade (alcançar o objetivo final do seu curso) é você e não ele. O que nós vamos tentar entender aqui é o melhor jeito de abordar o tema e a melhor maneira de nos comunicarmos com nossos futuros alunos para que eles possam compreender e aceitar a nossa proposta de curso.

    

2. Quando podemos lançar a pré-inscrição deste curso? Nessa pré-inscrição temos de dizer o valor dele?

Nós podemos lançar a pré-inscrição assim que a estrutura do nosso curso estiver planejada, ou a tabela ensinada no curso Como criar cursos on-line de sucesso estiver preenchida. O questionário nos ajudará a fazer os ajustes necessários, mas a estrutura deve estar pronta. Indicar ou não o valor do curso é uma escolha pessoal. Eu não indico e conheço pessoas que indicam.

   

3. Quanto tempo de antecedência podemos fazer isso? E com quanta regularidade devemos falar nele nas redes sociais?

No curso Como criar cursos on-line de sucesso eu mostro um calendário de publicações para 15 dias ANTES do lançamento do curso e 15 DEPOIS para alavancar as inscrições. Nós devemos falar todos os dias sobre nossos cursos e nosso trabalho em todos os lugares, contudo, devemos encontrar diferentes maneiras e falar sobre isso e evitar a repetição.

   

4- Se é uma versão beta e não temos testemunhos, então cobraremos valor inferior pelo nosso curso?

Não necessariamente. Podemos também criar o curso no preço que desejamos e oferecer descontos para os primeiros inscritos. Também o curso não precisa ser uma versão beta. Se é verdade que um curso precisa ser vivo e continuar evoluindo, ele não precisa ser publicado como uma versão de testes.

    

5 - Gravamos tudo e lançamos ou vamos fazendo as gravações à medida que o curso avança?

Isso vai depender do modelo de cursos que cada um vai criar e da plataforma que vai utilizar para isso. Os tipos de cursos e de plataformas eu explico longamente no curso Como criar cursos on-line de sucesso. Para quem vai publicar seu curso na Udemy, o ideal é seguir o esquema que eu mostro no minicurso gratuito Udemy sem Mistérios pois ela é um marketplace e tem as suas próprias regras.

Para conhecer as regras da plataforma que você escolheu para publicar os seus cursos, a melhor maneira é frequentando um curso específico para a plataforma ou se informar diretamente com eles. 

   

#dicadaprofeLeila

Eu, pessoalmente, sempre utilizo essa estratégia para validar as ideias para meus novos cursos e já iniciar o processo de inscrição.

Crio um questionário no Google Forms, exatamente como eu mostro no vídeo acima e ofereço uma quantidade de bolsas integrais para quem responder.

A quantidade de bolsas é variável, mas o processo é sempre o mesmo:

  • no momento em que o curso entra no ar, eu crio a quantidade prometida de cupons para inscrição gratuita e envio em um e-mail coletivo para todas as pessoas que responderam ao questionário, mesmo antes de começar a divulgar o curso.

Nesse mesmo e-mail eu costumo enviar também um cupom de desconto generoso para as pessoas que responderam, mas não conseguiram uma das bolsas integrais.

Essa é uma maneira de mostrar a minha gratidão pela ajuda prestada, pois as respostas ao questionário são realmente de grande ajuda.

Bom, agora é com você!   

Conhece mais alguém que pode se beneficiar desse conteúdo?

Exerça sua generosidade, compartilhe este material e faça a sua rede crescer!

    

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!