Plataformas EaD: como escolher a melhor plataforma para hospedar seus cursos online?

Postado em Nov 08, 2021 |

Como escolher a plataforma EAD para hospedar seus cursos online? Confira este infográfico e saiba como escolher sua!

Artigo atualizado em 16/10/2023

     

Qual a melhor plataforma EAD?

Quando estamos nos preparando para publicar nosso primeiro curso online (e até mesmo depois de tê-los publicados), nos deparamos com a pergunta: Qual é a melhor plataforma EaD? Eu não tenho, de jeito nenhum uma resposta exata. Até porque, eu não acredito que exista uma plataforma EAD perfeita. Existe aquela que se adapta às necessidades de cada curso, de cada professor e de cada estudante. Então, acho que a pergunta correta seria:

     

Como escolher uma plataforma EAD?

E é esta pergunta que eu vou tentar responder aqui neste post. Vou me ater às questões objetivas e que eu julgo importantes ao avaliar uma plataforma EAD para hospedar e comercializar meus cursos. Vou mostrar 3 modelos de plataformas, seus modelos de negócio, e consequentemente, indicarei nomes e páginas para você conhecer.

IMPORTANTE: eu não tenho um envolvimento comercial com nenhuma dessas três empresas (não que eu ache isso errado, somente não é o caso, ok?), não trabalho para elas e por isso, também não poderei passar aqui informações específicas sobre cada uma delas.

Este infográfico mostra os principais pontos abordados aqui neste post e pretende ajudar você na difícil tarefa de escolher a plataforma EAD ideal para publicar e comercializar seus cursos online:

     

O ensino a distância não para de crescer

Com o crescimento da popularidade do ensino a distância, vemos também o crescimento da oferta não somente de cursos, mas também de plataformas EAD. Se você, assim como meus alunos do curso Como Criar um Curso Online de Sucesso, está se perguntando qual é a melhor opção para você e seus cursos, garanto que essas dicas vão poder ajudar!

Saiba o que você precisa e para isso, a primeira coisa a se perguntar é:

     

O que EU, como docente, preciso para realizar meu curso online?

Você precisará de muitas coisas, como eu mostro no artigo 10 passos para criar cursos online de sucesso e precisará também de: 

     

  • Um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) moderno e intuitivo

Para que um curso online seja instrutivo e interativo é preciso que ele permita a comunicação entre professores e alunos. Para isso, um fórum de discussão, assim como um sistema eficiente de mensagens instantâneas é indispensável.

A plataforma também precisa ser intuitiva para que os alunos possam facilmente navegar de uma aula para outra, de um conteúdo para outro.

Além disso, é preciso poder diversificar os formatos de aulas e de atividades, ou seja, a plataforma EAD precisa oferecer uma infraestrutura completa para hospedagem de vídeos, textos, materiais complementares (links para videoaulas e leituras externas, material para download) e a possibilidade de criação de atividades práticas como testes e questionários.

      

  • Um modelo de negócios bem definido

Para escolher a plataforma EAD perfeita para publicar seus cursos online você precisa ter seu modelo de negócios bem definido, pois ele ajudará você (e muito) nessa escolha.

Se você vai criar cursos online com o objetivo de gerar renda para você e sua empresa, você precisa ter um modelo de negócios bem definido para saber, por exemplo, qual será o formato do seu curso.

Quando falamos em cursos assíncronos (com aulas gravadas) falamos basicamente de dois formatos de curso:

  • Cursos evento: cursos com uma duração determinada no tempo (6 meses, 1 ano) com prazo limite para inscrições.
  • Cursos perpétuos: cursos que aceitam matrículas a todo momento.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios, a maioria dos cursos são assíncronos e você pode se matricular e começar/terminar quando quiser, visto que todos têm acesso ilimitado e vitalício. Alguns outros cursos são síncronos (com aulas online, mas ao vivo) e têm duração determinada no tempo.

Se você não conhece os diferentes modelos de ensino e de negócios online, conheça o curso Modelos de Ensino e Negócios Online para criar um modelo de ensino e negócios online adaptado ao seu modo de ensinar, sua formação, objetivos e propósito.

    

3 plataformas EAD e seus modelos de negócios

Existem muitos tipos de plaforma. Os 3 modelos mais acessíveis de plataforma EaD são:

  • marketplace
  • área de membros
  • plataforma própria/personalizada

Vejamos cada um desses três modelos de negócios e as plataformas correspondentes:

      

1. Marketplace: o modelo da Udemy

O marketplace: como é o caso da Udemy, por exemplo. Em um marketplace seus cursos ficam em uma “vitrine” e podem receber alunos de diferentes países pois, como no caso da Udemy, estas empresas estão representadas nos quatro cantos do mundo, veja:

Leila Adriano Ostoyke na Udemy


(Mapa do meu alcance na Udemy no dia 16.10.2023. Neste dia eu conto com 75.451 alunos)

A vantagem de usar uma marketplace é que você pode começar com poucos recursos (seu conhecimento e seu conteúdo formatado em um curso online) pois existe uma estrutura maior que oferece para você um sistema completo de hospedagem e comercialização dos seus cursos.

Este modelo funciona num sistema de economia colaborativa onde cada uma das partes colabora entre si (criação de conteúdo, hospedagem, comercialização) e divide também a renda.

Para conhecer a Udemy, participe de minicurso gratuito: Udemy sem Mistérios

O modelo marketplace é ideal para quem está começando e quer se concentrar na criação de cursos sem se preocupar com a parte técnica e financeira.

Contudo, esse pode não ser o modelo ideal para quem já tem uma estrutura, conhecimento técnico, um orçamento e se sente à vontade para criar suas próprias campanhas de marketing.

Para essas pessoas, o ideal é a criação da sua própria plataforma de cursos online e ser o “dono” do seu negócio. Vamos falar sobre isso em breve!

        

2. Área de membros: o modelo Hotmart

Uma opção para quem quer criar sua plataforma de cursos online sem investir muito no início, são as famosas áreas de membros oferecidas por algumas plataforma digitais como a Hotmart.

Aqui você pode criar sua plataforma de cursos online e usar o sistema da própria plataforma para receber os pagamentos, encontrar afiliados (os representantes do seu negócio), dicas e ferramentas de marketing digital para aumentar suas vendas.

Você pode se cadastrar gratuitamente na plataforma e fazer seus próprios testes. O uso da plataforma é gratuito, mas é claro, tudo isso tem um custo e a plataforma também precisa gerar renda, não é mesmo?

Para isso, eles vão ficar com 9,9% das suas vendas e vão cobrar 1 Real por venda. Confira AQUI os termos e políticas de uso da Hotmart.

       

3. Plataforma EAD personalizada: sua escola online

Para quem sonha em criar sua própria escola online, as opções são muitas com recursos e preços muito variados. A Escola Digital sem Mistérios foi criada a partir do sistema da New Zenler que nos oferece uma estrutura completa para a criação de site, blog, hospedagem e comercialização de cursos online e até uma rede social (comunidade) para maior interação entre professores e alunos.

Na New Zenler você conta com a estrutura de uma plataforma internacional, bem posicionada no mercado e que oferece uma estrutura sólida para seus cursos.

Algumas das vantagens que estão me encantando na New Zenler:

  • Cupons e promoções com descontos e data de validade personalizados.
  • Opções avançadas de preços: taxa única, assinatura ou parcelamento e oferecer cursos individuais ou em pacote.
  • Seu próprio programa de afiliados integrado
  • Páginas de vendas personalizáveis: possibilidade de usar o modelo oferecido pela plataforma ou criar suas próprias páginas de vendas personalizadas.
  • Sistema de e-mail marketing com possibilidade de criação de páginas de captura e funil de vendas automatizado
  • Comunidade (rede social) exclusiva para alunos
  • Relatórios avançados de tráfego, conversão e vendas
  • Recebimento imediato do valor da matrícula, sem retenção e nem comissões.
  • Aulas ao vivo, webconferências e webinários com o Zoom

Os preços são bem variados e você também tem a possibilidade de começar com o plano gratuito para testar. Clique para conhecer e testar essa plataforma:  https://www.newzenler.com

IMPORTANTE: o link acima é um link de afiliado, ou seja, se você gostar e contratar um plano de assinatura na New Zenler, eu ganharei uma pequena comissão, sem que isso afeto no preço da assinatura. Vale lembrar também que ao se inscrever para testar a plataforma, você não assume a obrigação de comprar a assinatura, ok? 

       

Outros pontos importantes na hora de escolher sua plataforma EaD:

Bom, eu não vou listar aqui as plataformas EAD disponíveis no mercado, pois uma simples busca no Google vai trazer diferentes opções para você.

Contudo, pense nesses dois pontos que correspondem às suas necessidades como instrutor e empreendedor digital: o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o modelo de negócios a ser adotado.

Veja o que você precisa ter, o que você pode criar e manter com seus próprios conhecimentos e claro, o quanto você pode investir para fazer seu negócio acontecer.

Além desses dois pontos essenciais é preciso que você atente também para:

      

  • Segurança da plataforma

Seu aluno precisa se sentir seguro para poder efetuar sua inscrição e você de que seu conteúdo não será pirateado e nem perdido.

       

  • Acessibilidade móvel

Com a popularidade dos aparelhos móveis (smartphones, tablets) é imprescindível que a sua plataforma EAD seja também adaptável (e que funcione perfeitamente) neste modelo.

      

  • Infraestrutura para hospedagem de vídeos

Prefira uma plataforma que ofereça a possibilidade de hospedagem dos seus vídeos, caso contrário, você precisará contratar um outro serviço e hospedagem ou deixar seus vídeos no YouTube.

      

  • Pagamentos

Como e quando você vai receber a renda originada pelos seus cursos? Pense nisso!

     

  • Exclusividade do conteúdo

A plataforma que você pretende usar pede exclusividade do conteúdo? Você vai poder colocar seus cursos em outras plataformas, ou isso é proibido?

      

E claro, leia sem com atenção as condições e termos de uso das plataformas

Lembre-se de que o conteúdo, o conhecimento e o tempo empenhado na construção do curso são seus e não da plataforma.

Confira com atenção o que é proposto e o que é proibido para o uso do serviço a ser contratado para evitar problemas.

Meu conselho é sempre o de procurar um serviço que ofereça um teste gratuito (se você escolher pagar pela plataforma EAD): aproveite o período de testes para conhecer a fundo a plataforma! Assim você poderá julgá-la com mais propriedade. Também é interessante escolher um serviço com garantia de satisfação, do qual você poderá se liberar facilmente caso você perceba que ele não é o ideal para você.

Se você está no meio acadêmico e quer saber mais sobre o assunto, leia o Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem publicado pela ABED (Associação brasileira de ensino a distância) disponível através deste link

Conhece mais alguém que pode se beneficiar desse conteúdo? Exerça sua generosidade e compartilhe!

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!