Ferramentas digitais: o que é preciso para começar um negócio on-line?

Postado em Apr 18, 2022 |

Quais são as ferramentas digitais essenciais para começar um negócio on-line?

Nesse post você vai conhecer uma seleção de ferramentas úteis para começar a desenvolver seu projeto no digital sem se arruinar. 

  

O que eu preciso para começar no digital?

Essa é uma pergunta muito frequente entre os alunos da Escola Digital sem Mistérios e é, como muitas outras perguntas, isenta de uma resposta padrão.

O que você vai precisar para criar seu negócio digital, vai depender do modelo de negócios que você vai adotar, de quais produtos e serviços você vai oferecer e claro, do orçamento disponível para investir no seu negócio.

Uma indicação precisa eu só poderei fazer a partir de uma análise do seu projeto em uma sessão de mentoria individual e se você quer conhecer os diferentes modelos de negócios on-line para poder criar o seu, minha sugestão é que você participe da trilha Meu Negócio Digital sem Mistérios.

Nesse post eu vou indicar para você as ferramentas que eu confio e uso ou já usei no dia a dia, aqui na escola e nas redes sociais.

  

New Zenler: a ferramenta completa para a criação do seu negócio educacional

New Zenler é o nome da plataforma que hospeda a Escola Digital sem Mistérios e reúne todas as ferramentas necessárias para a criação, hospedagem, comercialização e entrega dos meus produtos e serviços, incluindo:

  • AVA (ambiente virtual de aprendizagem) moderno e intuitivo;
  • sistema de pagamento seguro;
  • layout personalizável;
  • site institucional;
  • blog;
  • e-mail marketing;
  • ferramenta de webconferências e aulas ao vivo (Zoom)

E essas já são as ferramentas essenciais para quem quer criar um negócio digital educacional. Na New Zenler elas estão todas reunidas em um só sistema, o que facilita e muito a vida de quem empreende.

Toda essa facilidade tem um preço (67 Dólares por mês), mas se você pode investir no seu negócio, vale a pena conhecer a New Zenler. Você pode testar e até começar a usar a ferramenta gratuitamente, a diferença é que na versão gratuita as possibilidades de criação são reduzidas:

Agora vejamos outras ferramentas vão ajudar você nesse início, sem comprometer o seu orçamento. Vou usar como exemplo o meu negócio digital antes da criação da escola. Algumas dessas ferramentas eu continuo usando e todas elas eu indico sem medo. 

   

Ferramentas úteis para quem está iniciando seu negócio on-line

Modelo de Negócios: Professora Empreendedora solo (e com pouco dinheiro para investir)

Antes de começar a listar o que eu uso, é preciso dizer que:

  • eu uso o que eu gosto, o que está de acordo com meu orçamento e o meu modelo de negócios;
  • eu sou adepta do “faça você mesmo” e trabalho sozinha no meu negócio (da faxina do escritório até a contabilidade sou eu quem faz);
  • eu aposto na qualidade e não na quantidade e na “tendência” ;
  • meu negócio consiste na criação de conteúdo (blog, redes, youtube e cursos on-line) e na prestação de serviços (mentoria e consultoria);
  • minhas fontes de renda on-line são: meus cursos, meus serviços e a divulgação de produtos e serviços como afiliada;
  • alguns dos produtos indicados aqui são links de afiliados ou seja, não existe nenhum custo adicional para você, mas eu ganharei um benefício caso você compre/contrate. Contudo, tenha certeza de que se as ferramentas indicadas aqui são as que eu realmente uso.

  

Ferramentas digitais e equipamentos que eu uso (ou usei) e indico sem medo:

  

Blog/site

O blog antigo professoraempreendedora.online construído em WordPress (wordpress.com) e o template é a versão gratuita do OnePress por FameThemes.

  

Domínio e hospedagem:

Como eu moro na Alemanha, uso os serviços de domínio e hospedagem da 1und1. Se você também mora aqui, eu só posso indicar. Em outros países, infelizmente eu conheço os serviços somente de nome. Contudo, uma dica eu posso dar: contrate um serviço no país onde você mora para facilitar a comunicação.

  

E-Mail Marketing

Eu já usei o MailerLite e o Mail Chimp e gosto bastante dos dois.

  

Design Gráfico

Para a criação de imagens para o blog (assim como para as redes sociais, slides e eBooks) eu uso o Canva. O Canva é uma ferramenta on-line e gratuita para a criação de layouts e artes gráficas em geral.

Para aprender a criar seus próprios designs de forma descomplicada e 100% gratuita, conheça o curso:

  

Banco de imagens

Meu preferido é de longe o Pixabay e praticamente todas as imagens que eu uso vêm de lá.

  

Plataforma EaD

Eu comecei publicando meus cursos na Udemy, plataforma internacional que funciona como um marketplace de cursos on-line.

Mesmo hoje com a Escola Digital sem Mistérios funcionando e crescendo, eu continuo publicando cursos na Udemy onde já conto com mais de 67 mil alunos.

Se você quer conhecer a Udemy, esse minicurso gratuito disponível aqui na escola vai ajudar você:

Para entender como escolher a plataforma EaD ideal para o seu projeto, leia também: 

  

Sistema de pagamento e recebimento on-line

Eu uso três e gosto muito de todos eles, sendo que o primeiro é o meu preferido:

Stripe: sistema de pagamentos on-line usado aqui na escola. 

PayPal: sistema internacional de pagamentos, recebimentos e transferências rápido de seguro.

Payonner: outro sistema de pagamentos on-line.

  

Programa de afiliados

Atualmente estou usando (e gostando muito!) da Lomadee que reúne produtos físicos e digitais.

Se você quer conhecer o programa e claro, entender melhor como funciona o sistema de afiliados, participe do minicurso gratuito Empreendedorismo Digital sem Mistérios disponível aqui na escola.

IMPORTANTE:

Aqui na escola nós também temos um programa de afiliados, exclusivo para os alunos da escola. Se você já estuda aqui e gosta de aprender com a gente, entre em contato para poder participar do programa.

Todos os meus cursos disponíveis na Udemy, participam do programa de afiliados da Udemy, mas eu mesma não trabalho como afiliada Udemy e não tenho acesso às regras e informações da plataforma.

  

Criação e edição de vídeos

Para a gravação, captura de tela, montagem, edição, criação de legendas e até para converter os vídeos nos diferentes formatos (videoaulas, youtube, IGTV, Facebook, etc) eu uso o Movavi Video Suite um software completo (e muito parecido com o Camtasia) mas com um preço bem acessível.

  

O essencial para começar

Como eu já tinha explicado acima, uma indicação precisa de ferramenta eu só poderei fazer conhecendo seu projeto e seus objetivos, contudo, acho que você já percebeu que não precisa de muito para começar seu negócio digital, não é mesmo?

Se você está no início da sua jornada inscreva-se na trilha (gratuita) de aprendizagem:

e dê seus primeiros passo no digital.

A partir daí você poderá ter mais clareza sobre seus próximos passos e as ferramentas que precisará para desenvolver seus projetos.

Conhece mais alguém precisando encontrar as ferramentas certas para começar seu negócio online sem se arruinar?

Então, exerça sua generosidade e compartilhe esse artigo nas suas redes.     

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!