Google Classroom no EaD: como criar cursos e turmas?

Postado em Jul 13, 2022 |

Aprenda a usar o Google Classroom para ensinar on-line: crie cursos, atividades, grupos de estudos, programas e mentoria e muito mais!

   

Você já usou o Google Classroom para aprender e/ou para ensinar on-line?

Se você ensinava ou tem filhos que estudavam em escolas do ensino formal durante a pandemia de Covid-19, você provavelmente já teve contato com essa ferramenta. Contudo, poucas pessoas pensam nela quando querem criar cursos e até suas mentorias on-line.

A Escola Digital sem Mistérios começou em uma sala do Google Classroom antes de contratar a New Zenler como plataforma EaD.

Neste artigo com vídeo tutorial você vai aprender a usar o Google Classroom para ensinar on-line: criar cursos, atividades, grupos de estudos, programas e mentoria e muito mais usando uma ferramenta moderna, intuitiva e gratuita!

   

Como criar uma turma no Google Classroom?

Para criar uma turma no Google Classroom, acesse: https://classroom.google.com/ e faça o login com a sua conta no Gmail.

Chegando lá, clique no + que você encontrará na parte superior direita do seu navegador e escolha a opção, “criar turma” como na imagem:

Dica: se você ainda não usa, use o Google Chrome como navegador. Isso vai facilitar e muito o seu trabalho. Para baixar o navegador, use o site oficial: https://www.google.com/chrome/

Leia e aceite o aviso:

Importante: se você não está criando uma turma para uma escola do ensino formal, você pode continuar o processo sem se preocupar. Caso contrário, entre em contato com a administração da sua escola.

Em seguida, preencha as informações sobre a sua turma:


Você pode preencher somente o nome da turma agora e as outras informações depois como eu mostro no vídeo abaixo.

Agora sua sala já está criada e você poderá começar personalizar o painel, criar atividades, aulas e muito mais. Assista ao vídeo e saiba como fazer:

Como usar o Google Classroom para ensinar on-line?

   

Como encontrar minhas turmas no Google Classroom?

Depois de criar sua turma, salas de aula e cursos, você os encontrará também na página: https://classroom.google.com

Salve essa página entre os preferidos no seu Google Chrome para acessar mais facilmente.

   

Onde encontrar a ajuda e suporte do Google Classroom?

Também na página: https://classroom.google.com você encontrará, no lado inferior esquerdo da página, um sinal de interrogação. Clique nele para acessar a ajuda com todas as informações que você procura:


Vale a pena usar o Google Classroom como plataforma EaD?

Escolher a plataforma EaD ideal para o nosso projeto é sempre um grande desafio e no artigo Plataformas EaD: como escolher a melhor plataformas para hospedar seus cursos on-line? eu mostro em detalhes todos os aspectos a serem observados na escolha da plataforma.

Como eu já no início deste artigo e também no vídeo, eu usei o Google Classroom para hospedar meus primeiros grupos de mentoria on-line, assim como o Clube Digital sem Mistérios e os resultados foram excelentes.

A ferramenta é moderna, intuitiva, permite diferentes tipos de interação entre professores-alunos, alunos-alunos e alunos-tecnologia.

Na minha opinião, o Google Classroom é uma ótima ferramenta para quem está começando, não pode investir na criação da sua própria plataforma EaD, mas não quer colocar seu curso on-line em um marketplace e/ou não se adapta às regras das diferentes plataformas.

Se é verdade que o Google também tem as suas próprias regras, em geral, elas não dificultam o nosso trabalho de ensinar on-line.

Você também pode criar cursos on-line assíncronos (gravados), hospedá-los em um marketplace como a Udemy para ganhar visibilidade e utilizar o Google Classroom para criar grupos específicos de mentoria, desafios, grupos de estudo, comunidade de alunos, cursos ao vivo e até para curadoria de material.

As possibilidades são muitas: conheça a ferramenta, solte a sua criatividade e desenvolva seu negócio on-line!

   

Conhece mais alguém que pode se beneficiar deste conhecimento?

Então, exerça sua generosidade e compartilhe com a sua rede!

Categorias: Cultura Digital, Ensino Digital, Ferramentas digitais

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!