Redes Sociais: o que postar para divulgar seu trabalho?

Postado em Aug 01, 2022 |

O que postar nas redes sociais para divulgar seu trabalho de forma simples e eficiente? É sobre isso que nós falamos nesse post!

Como divulgar nosso trabalho de forma simples, eficiente e de preferência sem gastar nada?
É o que todos nós procuramos, não é mesmo? Nesse post eu vou mostrar para você que postar nas redes sociais para divulgar seu trabalho de forma simples e eficiente.

Para isso, nós vamos criar um calendário base para posts nas redes e vamos aprender a nos organizar para otimizar o trabalho.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que:

   

No Marketing Digital o conteúdo é Rei.

   

Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar eu posso afirmar que, no marketing digital, ela é a expressão da mais pura verdade.

Na era digital, o Marketing de Conteúdo ocupa um papel central em todas as estratégias de Marketing por um fato simples: o consumidor mudou e antes de comprar, ele procura informações sobre as marcas, os produtos e sobre quem está por trás das marcas e dos produtos.

E adivinha onde essas pessoas estão procurando?

No Google, no YouTube, pedindo recomendações no Facebook e pesquisando no Instagram.

Sendo assim, quem oferece respostas é mais facilmente encontrado e vende mais.

   

Mas como saber o que as pessoas estão perguntando?

A melhor maneira de descobrir o que as pessoas estão querendo saber sobre você e o seu negócio é escutando-as. Comece escutando as pessoas ao seu redor. Elas entendem o que você oferece? O que elas perguntam? Cada resposta pode se transformar em um post nas suas redes! (anota essa dica!).

Também os grupos no Facebook e no WhatsApp são excelentes fontes de inspiração para seus posts. Prestando atenção no que as pessoas estão perguntando, quais são as suas dúvidas e dificuldades, você terá todo um repertório de ideias para posts e vídeos.

Uma maneira mais rápida de encontrar essas perguntas é usando ferramentas como a https://alsoasked.com/ .

Com essa ferramenta você pesquisa um tema do seu interesse, escolhe a língua e o país de referência e recebe um mapa mental com dezenas de perguntas relacionadas a esse tema, veja:

como criar uma Presença Digital positiva

Só aqui você já vai ter muitas ideias do que postar, não é mesmo? Mas atenção:

   

Criar conteúdo não é igual a gerar valor.

Muito se fala em “criar conteúdo”, “gerar valor para seu público”, ter um calendário de publicações, dezenas de ferramentas e dicas... fala-se tanto porque tudo isso é importante e útil!
Contudo, conteúdo criado “de graça” não gera valor: nem para você nem para o seu público.

Eu falo sobre isso nesse vídeo:

O conteúdo que você cria e compartilha nas redes precisa ter um objetivo, um “porquê”, uma utilidade.

Você pode gerar valor para seu público compartilhando uma leitura que você acabou de fazer (não só livros, mas artigos em revistas, sites e blogs seguros e confiáveis), você pode ensinar sobre o seu produto/serviço, falar sobre as vantagens e se possível, deixar que falem das vantagens!
   

Não tem tempo nem inspiração para criar um calendário de publicações para a semana nem para o mês inteiro?

Não faça! Mostre o seu dia a dia, a realidade do seu trabalho, mostre que quem está desse lado da tela é uma pessoa e não um robô!
As pessoas estão cansadas de falar com robôs, acredite!
Eu não tenho conteúdo pré-programado, mas para evitar de falar de tudo e nada ao mesmo tempo, tentando manter o foco e uma linha de raciocínio, eu posto nas redes o que está relacionado ao tema que eu estou abordando com meus alunos nos meus cursos... isso me ajuda a manter o foco, aumentar o engajamento dos alunos e ainda por cima, me poupa MUITO TEMPO!
Não, eu não sou especialista em marketing, eu sou especialista em ensino e ensinar é comunicar (assim como fazer marketing… 😊😉).

É sob essa perspectiva que nós desenvolvemos a comunicação e o marketing da Escola Digital sem Mistérios e é assim que nós ensinamos nos cursos de marketing digital aqui na escola.

Dito isso, vejamos como criar um calendário e otimizar seu tempo na criação de conteúdo para as redes sociais. 

   

Calendário de criação de conteúdo para divulgar seu trabalho na Internet

Esse calendário é só uma sugestão e você deve adaptá-lo segundo a sua disponibilidade e às redes que você pretende usar.

Se você está iniciando agora, mas quer criar uma presença digital forte e coerente com seus objetivos profissionais, conheça a trilha: Minha Presença Digital sem Mistérios.

Nosso conteúdo é criado para ser distribuído aqui no blog, no YouTube, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn e é organizado da seguinte forma:

   

Segunda: artigo longo no blog

Por aqui, segunda-feira é o dia de planejar a semana e com isso, delimitar um tema a ser trabalhado. Esse tema está sempre diretamente relacionado ao projeto educacional que está sendo desenvolvido aqui na escola, como eu explico no vídeo acima.

Durante o mês de agosto nós aprenderemos muito sobre marketing e como divulgar nosso trabalho online nas masterclasses semanais do Clube Digital sem Mistérios pois sabemos o quanto as pessoas têm dificuldade de se organizar para criar conteúdo para divulgar seu trabalho nas redes sociais.

O destaque da semana é para o post de hoje mostrando:

No Facebook e no LinkedIn eu vou compartilhar o link direto para o artigo aqui no blog, no Instagram eu vou compartilhar um compartilhar um reels usando um áudio que é tendência. Veja como ficou: 

   

Terça: vídeo respondendo uma pergunta no YouTube

Dentro do mesmo tema da semana, eu vou escolher uma pergunta para responder com um vídeo no YouTube. Esse mesmo vídeo eu posso publicar diretamente nas diferentes redes (o Facebook e o Instagram dão cada vez mais espaço para os vídeos) ou fazer uma chamada nessas redes para levar as pessoas para assistir no YouTube.

   

Quarta: relato/experiência

Quando nós falamos sobre a nossa experiência, nós estamos contando a nossa história e nos aproximando do nosso público e uma maneira genuína e única, visto que a nossa experiência é só nossa. Compartilhe experiências verdadeiras: boas, más, engraçadas ou não... mas compartilhe!

Uma leitura, uma música, uma lembrança... tudo isso nos aproxima do outro.

   

Quinta: dica ou tutorial

Quem não gosta de dica? E de aprender a usar uma nova ferramenta? Todos adoramos! As dicas e tutoriais são uma maneira simples de ensinar algo que terá um efeito imediato na vida do outro.

Você pode recortar essa dica de um material que já está pronto. Eu faço isso postando um recorte do conteúdo ensinado na masterclass exclusiva do Clube Digital sem Mistérios no YouTube e no Podcast.

Você pode fazer usando o Reels do Instagram, criando um infográfico e/ou um post do tipo carrossel.

    

Sexta: resumo da semana

Ninguém precisa escrever um resumo da semana, mas compartilhar algo importante, interessante ou marcante que aconteceu durante a semana pode ser ótimo!

Também lembrar de uma oferta, de um evento.

   

Final de semana: mostre-se

Se você vai trabalhar, mostre-se trabalhando! Se vai descansar, mostre-se descansando! Trabalhar sério é tão importante quanto descansar e se divertir para quem procura viver bem. Uma foto simples com uma descrição já é o suficiente. Aqui, o importante é se mostrar sem filtros desnecessários e sem montagens falsas.

É claro que nós sempre procuramos a melhor foto, mas que seja a melhor foto dentro da nossa verdade, ok?

O objetivo desse tipo de post é gerar conexão através da identificação do nosso público conosco. Por isso mesmo a necessidade de mostrar situações e sentimentos verdadeiros.

Quem gosta de ler, vai adorar ver você lendo: na praia, na rede, no sofá, na mesa da cozinha. A identificação acontece mais com o ato da leitura e com o livro que você está lendo do que com o cenário, acredite!

Se você está começando agora e ainda não dispõe de tantos meios de distribuição de conteúdo, você pode usar o Instagram para compartilhar seu conteúdo, divulgar seu trabalho e criar a sua comunidade. Aprenda como no curso Instagram sem Mistérios com Canva, Conteúdo e Criatividade. Esse calendário de base para posts também pode ser um ótimo guia para começar a criar um ritmo sadio de postagens nas redes sociais. 

    

Calendário de base para posts nas redes sociais:

   

Segunda-feira: inspire a ação

As pessoas adoram frases de efeito, que inspiram, ensinam e motivam. Segunda-feira é o dia perfeito para isso. Preste muita atenção na veracidade da autoria, escolha uma frase coerente com a sua área de atuação, crie um texto simples para a descrição e pronto!

Inspire a ação com uma frase motivacional ou um post como o que eu mostrei acima.

   

Terça-feira: responda uma pergunta

Responda uma pergunta do seu público com um vídeo ou um post com texto.

   

Quarta-feira: mostre-se e mostre o seu trabalho

Mostre o seu trabalho: apresente seu produto/serviço e/ou seu resultado. Você também pode mostrar-se trabalhando. Pode ser uma foto sua trabalhando ou uma foto/imagem do trabalho em si, mas é essencial que seu público veja que você realmente trabalha e que outras pessoas já confiam em você!

   

Quinta-feira: #tbt

Quinta-feira é o dia de resgatar lembranças e contar histórias. Aproveite esse dia para falar da sua formação, lembrar uma viagem, leitura ou encontro importante para a sua formação. Use o #tbt para contar algo relevante sobre a sua trajetória profissional

   

Sexta-feira: divirta e divirta-se

Poste algo divertido e leve, mas diretamente ligado com o seu trabalho e a solução que ele representa para as dificuldades do seu público.

   

Sábado: dê ou peça uma dica

Dê ou peça para seu público uma dica de conteúdo, de compras ou de atividade para facilitar a vida das pessoas.

   

Domingo: cenas da vida real

Compartilhe uma experiência real ou um aprendizado (seu) com o seu público. Você também pode compartilhar o seu domingo: o que você fez ou pretende fazer? Compartilhe e deseje um bom domingo a todos.

   

E então? Você conseguiu encontrar ideias para postar e divulgar seu trabalho nas redes sociais?

Eu espero que sim!

Se você quer ir além das ideias de posts e quer aprender a criar uma presença digital forte, participe da trilha Minha Presença Digital sem Mistérios.

Se você quer ter acesso a todo o conteúdo, todos os cursos disponíveis aqui na escola, aprender, colaborar e tirar todas as suas dúvidas ao vivo nas nossas masterclasses semanais, entre para o nosso clube: Clube Digital sem Mistérios


Conhece mais alguém querendo saber como divulgar seu trabalho nas redes sociais?

Exerça sua generosidade e compartilhe!

   

*Artigo escrito pela Professora Leila Adriano Ostoyke e publicado originalmente no blog professoraempreendedora.online em janeiro de 2021. 

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Marketing Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!