Escola de Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado

porque só empreende quem é humano

“Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado é o empreendedorismo possível para cada um de nós: sem fórmulas mágicas nem receita de bolo”

Leila Adriano Ostoyke

Professora Empreendedora criadora da Escola Digital sem Mistérios

A Escola Digital sem Mistérios foi idealizada especialmente para você que empreende ou quer empreender e ensinar on-line: com propósito, respeitando seus valores, seu tempo, sua formação e sua saúde mental.

Nessa entrevista concedida à jornalista Cristina Vieira que também é professora, empreendedora e membro do Clube Digital sem Mistérios você pode conhecer um pouco mais sobre mim, sobre o meu trabalho e claro,  sobre a nossa escola:

Cristina Vieira

É fato que o ensino digital tem avançado cada vez mais no mercado, sobretudo nos últimos dois anos. Esse crescimento foi alavancado pela Pandemia do Coronavírus que obrigou empresas e profissionais a se reinventarem e buscarem formas de se diferenciarem. De olho nas necessidades e desejos do seu público, Leila Adriano Ostoyke, professora e empreendedora, preparou-se para colocar em prática um projeto antigo: abrir a sua própria escola. Nesta entrevista, a empreendedora fala um pouco mais sobre sua trajetória e apresenta a Masterclass: Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado, que acontece no dia 1º de maio, às 10 horas. Formada em Letras/Francês, pela Universidade Federal de Santa Catarina, desde criança, Leila ajudava colegas de classe a entender a matéria. Para alguns dos seus professores, o destino da menina era claro: ela se tornaria professora. Nessa época, ela duvidava, mas hoje não se vê de outra maneira. 


“Para alguns dos meus professores na escola, meu destino era claro: eu me tornaria professora.
Na época eu ria deles, hoje não me vejo de outra maneira”

Cristina Vieira – Como é a Leila fora do mundo Digital?
Leila Adriano Ostoyke – Eu sou a mesma Leila e não faço diferença entre o digital e o presencial. É claro que a comunicação é diferente no digital e no presencial, assim como a metodologia aplicada em um curso presencial é diferente da aplicada em um curso on-line ao vivo e é diferente da aplicada em um curso on-line gravado, mas a essência é a mesma.  A separação entre os dois mundos é uma ilusão, visto que estamos nos tornando híbridos, basta observar a conexão e a transferência de dados dos aparelhos que usamos para perceber. Além disso, eu acredito que quem quer criar um negócio sólido e rentável como “empreendedor solo” precisa colocar muito de si mesmo no seu projeto.  

Cristina – Empreender é uma palavra relativamente forte. Você poderia explicar o significado dessa palavra e qual a diferença entre o empreendedorismo convencional e o empreendedorismo digital? Que características você apontaria como necessárias no primeiro e segundo caso? 
Leila – Eu costumo dizer que “empreender é verbo” e é verbo de ação, pois empreender é encontrar soluções. Quem quer encontrar soluções precisa de empatia para reconhecer e entender os problemas do seu público, assim como precisa de proatividade para criar soluções.   Sendo assim, o empreendedorismo digital consiste em encontrar soluções que possam ser comercializadas e entregues on-line. De aulas particulares a aplicativos e softwares complexos, tudo o que pode ser entregue on-line, pode ser vendido on-line.  Eu diria que empatia e proatividade são a base de todo empreendimento de sucesso quando somadas ao conhecimento profundo da sua área de atuação e das ferramentas necessárias para a criação, comercialização e entrega dos produtos e serviços. As ferramentas serão diferentes, de acordo com a área de atuação, mas nós professores podemos começar com nossos computadores e um headset e foi assim que comecei.  


“Eu diria que empatia e proatividade são a base de todo empreendimento de sucesso quando somadas ao conhecimento profundo da sua área de atuação e das ferramentas necessárias para a criação, comercialização e entrega dos produtos e serviços”

Cristina –   A sua escola se chama Digital Sem Mistérios, que significado você deseja transmitir com esse nome?
Leila – O nome, Digital sem Mistérios, representa o meu desejo de desmistificar o digita para que mais profissionais experientes e comprometidos possam conquistar seu espaço, que possam aprender, ensinar, empreender, divulgar seu trabalho on-line de forma simples e descomplicada. Sempre respeitando seus valores, sua formação, disponibilidade e claro, sua história de vida.  Muitos profissionais ainda não encontraram o seu espaço por medo do novo sim, mas principalmente por não acreditarem ter espaço on-line. Contudo, o que não falta é espaço para quem tem conhecimento sólido e experiência profissional e até pessoal verdadeira.  

Cristina – Há quanto tempo a escola existe e quais foram suas principais dificuldades e vitórias?
Leila – A Escola Digital sem Mistérios é um sonho antigo e sua realização já estava planejada para 2020. Com o início da pandemia, em março daquele ano, eu me senti quase que na obrigação de ajudar as milhares de pessoas que tiveram seu sustento ameaçado com o lockdown por não saberem como utilizar as ferramentas digitais para trabalhar.  Criei um curso gratuito chamado S.O.S. transformação digital e como eu precisava de um ambiente seguro para acolher e orientar esses profissionais, acelerei o processo e criei a escola. O curso foi desenvolvido segundo as necessidades das pessoas matriculadas e se ele não alcançou todas as pessoas que poderiam ter se beneficiado, ele transformou a vida dos participantes. A prova é que a partir dele, outras escolas on-line foram criadas e garantem o sustento de muitos outros profissionais. 

Cristina – No dia primeiro de maio, você irá ministrar a Masterclass Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado. Por que escolheu essa data?
 Leila – O dia 1° de maio é o dia do trabalho e foi a data escolhida por mim para fazer o lançamento do Clube Digital sem Mistérios, para lembrar que empreender é o trabalho de um empreendedor. É também a minha maneira de me posicionar contra a ideia de ganhar dinheiro dormindo que nos é vendida na Internet.  

Cristina – Como você explica o Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado?
Leila – Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado é o empreendedorismo possível para cada um de nós: sem fórmulas mágicas nem receita de bolo.  

Cristina – Basicamente o que você aborda nessa Masterclass?
Leila – Eu apresento o meu modelo de negócios para mostrar como cada um pode, a partir de um conhecimento teórico que é fundamental, na minha opinião, criar o seu próprio modelo de criação, divulgação, comercialização, entrega e relacionamento com seus alunos e clientes.  Para empreender e criar um negócio digital nós precisamos aprender sobre gestão de projetos, de negócios, sobre marketing, vendas, conhecer as ferramentas, as plataformas. Mas nós precisamos, primeiramente, nos conhecer, conhecer nossas forças e nossos limites para poder delimitar o que nós queremos e o que não queremos fazer on-line.  


“Eu apresento o meu modelo de negócios para mostrar como cada um pode, a partir de um conhecimento teórico que é fundamental, na minha opinião, criar o seu próprio modelo de criação, divulgação, comercialização, entrega e relacionamento com seus alunos e clientes”

Cristina – Você considera que o Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado é uma tendência? Fale um pouco sobre isso.
Leila – Eu espero que sim, pois eu faço parte das pessoas que não conseguem se adaptar ao ritmo quase robótico e completamente desumano que as fórmulas e estratégias digitais vendidas como Santo Graal ou ouro de tolo impõem.   

Cristina – Quantos alunos a escola tem hoje?
Leila – No dia de hoje, nós temos pouco mais de mil estudantes ativos da plataforma. Contudo, nossos cursos on-line alcançam mais de 70 mil pessoas, visto que temos cursos publicados também em outras plataformas digitais.  

Cristina – O que o participante encontra na sua escola?
Leila – Nossos cursos são direcionados para pessoas que querem ensinar, empreender e divulgar seu trabalho on-line então nossos temas são justamente, empreendedorismo, marketing, criação de cursos, ebooks, vídeos, artes para redes sociais, mas também falamos sobre desenvolvimento pessoal e finanças. 

Cristina – Quantos cursos a escola tem? Quais os três mais procurados? A que você atribui isso?
Leila – Nós temos 21 cursos on-line, entre eles alguns gratuitos; 4 trilhas de aprendizagem e 2 ebooks. Além disso, oferecemos programas de mentoria individual ou em grupo e temos o Clube Digital sem Mistérios, nosso grupo de estudos, networking e mentoria on-line.  Entre os cursos mais procurados estão os cursos Instagram sem Mistérios com Canva, Conteúdo e Criatividade (que ensina a criar uma presença digital no Instagram); Como criar cursos on-line de sucesso (que ensina o passo a passo para a criação de cursos on-line, desde a primeira ideia até as primeiras vendas) e o curso Canva: design gráfico sem mistérios (que ensina a criar material gráfico e artes para as redes sociais). Isso acontece porque os temas são populares  entre as pessoas que querem encontrar seu espaço no digital.  

Cristina – Fale um pouco sobre o Clube? Qual é o seu papel na escola? Como ele contribui para a formação de empreendedores aptos a praticar o empreendedorismo digital consciente e humanizado?
 Leila – O Clube Digital sem Mistérios é o meu xodó, minha fonte de inspiração e de aprendizagem continua, visto que lá eu sou mentora e ao mesmo tempo, aprendiz. Os participantes do clube têm acesso a todo o conteúdo disponível na escola, participam dos programas de mentoria sem cursos extras, participam como ouvintes e até como professores das masterclasses semanais, participam da nossa comunidade exclusiva de estudos e networking e se reúnem no primeiro sábado do mês para uma sessão de mentoria em grupo.  Nosso contato é cotidiano, é intenso e lá nascem parcerias, negócios e amizades verdadeiras. Algumas dessas pessoas já se tornaram professores lá na escola e muitos ainda se tornarão, espero. Aqui as pessoas vivem o empreendedorismo digital consciente e humanizado.  

Cristina – Sintetize como a Digital Sem Mistérios pode contribuir com profissionais que desejam empreender online de forma humanizada?
Leila – Eu acredito que a nossa prática deve ser coerente não só com as palavras escolhidas para compor o nosso discurso, mas com o próprio discurso e com nosso propósito.  Ao entrar no site da escola os visitantes encontram a frase: Educação, Empreendedorismo & Marketing Digital Sem Mistérios, Com Propósito e Valor! Tudo na escola, desde o conteúdo ensinado nos cursos, passando pelo ritmo das aulas, às condições de acesso, imediato, ilimitado, vitalício e o preço da matrícula é pensado para alcançar nosso objetivo de desmistificar o digital e multiplicar as oportunidades de ensino e aprendizagem on-line.  

Cristina – Afinal qual é o segredo que fez com que você conquistasse mais de 68 mil alunos e se tornasse uma profissional respeitada no universo digital?
Leila - Meu segredo é não ter segredos. Eu ensino a empreender e ensinar on-line e para poder efetivamente cumprir o meu papel de mentora de novos empreendedores, eu preciso compartilhar meu conhecimento e minhas experiências.  Eu faço isso diariamente nas minhas redes sociais, faço isso de forma mais pontual nos meus cursos e personalizada nos programas de mentoria.  

Se você também quer empreender e ensinar on-line, a Escola Digital sem Mistérios é o lugar certo para você: