Existem muitas razões para investir na criação do seu próprio curso online. Encontre a sua e comece a gerar renda com seu conhecimento na Internet:
Existem muitas razões para investir um pouco do seu tempo na criação do seu próprio curso online. O mercado do ensino a distância não para de crescer e a demanda por cursos online, também não! Comodidade, praticidade, economia (de tempo e de dinheiro), possibilidade de estudar nas horas livres, de obter um conhecimento pontual, muitos são os atrativos do ensino a distância para os alunos como indica o Chat GPT, a Inteligência Artificial que responde perguntas em forma de diálogo:
Eu: Por que criar um curso online?
ChatGPT:
Há várias razões pelas quais alguém pode querer criar um curso online, algumas das quais incluem:
Note que o ChatGPT inclui também as vantagens dos cursos online para as instituições de ensino e para as empresas. Mas, e para os professores? É sobre as vantagens do ensino a distância para nós professores que eu quero conversar com você nesse post!
Dica: e você ainda não conhece o ChatGPT, confira também o artigo: ChatGPT: o que é e como usar gratuitamente em português?
Os cursos online gravados proporcionam uma experiência de autoaprendizagem onde a comunicação entre professores e alunos é assíncrona, ou seja, não é em tempo real.
Dito isto, a grande vantagem de se ter cursos online gravados, para nós professores, é poder ensinar 24h por dia, todos os dias da semana, sem precisar ministrar nem uma aula ao vivo.
Veja os números indicados neste e-mail que eu recebi da Udemy (plataforma de cursos online que hospeda grande parte dos meus cursos):
Lecionar 641.282 minutos é como se eu tivesse trabalhado 10.688 horas, o que corresponderia a trabalhar 24h por dia durante 445 e meio. Isto seria inviável visto que o ano só tem 365 e humanamente impossível (por razões óbvias 😊)
Mas, enquanto as pessoas aprendiam com meus cursos online disponíveis na Udemy, eu criei novos cursos para a Escola Digital sem Mistérios, 4 trilhas de aprendizagem, guiei 4 grupos de mentoria, orientei mentorias individuais, criei formações sob medida para outras instituições, iniciei um mestrado, alimentei 2 blogs, um canal no YouTube, perfis em 3 redes sociais, grupos no WhatsApp, saí de férias 2 vezes, fiz uns passeios pela redondeza, voltei a correr 4 vezes por semana, raras vezes trabalhei além das 18h.
Ninguém precisa criar cursos online assíncronos (gravados) para poder ensinar e empreender online, mas essa é uma excelente maneira de viver sim!
Dica:
Se você quer aprender a criar cursos online assíncronos que geram renda para você e trazem aprendizagem real para os estudantes, conheça o curso:
Se você quer aprender a criar e vender serviços educacionais (aulas particulares, grupos de mentoria, comunidades digitais), aceite o desafio:
Em princípio, esses já são motivos suficientes para criar seus próprios cursos online, não? Mas eu reuni outras razões aqui nesse post. Algumas tão práticas e tão evidentes quanto os números acima. Outras, cheias de propósito e de ideais (que também são ingredientes importantes na criação de cursos online).
Para mim, esta é a razão principal dos meus cursos online. Com eles, alcanço pessoas que jamais alcançaria com meus cursos presenciais. Hoje, dia 25.01.2023, eu conto com mais de 70 mil alunos em 116 países diferentes, criei a minha escola e a minha comunidade online e até já transformei alunos em parceiros nos meus cursos, oficinas e programas de mentoria aqui na Escola Digital sem Mistérios.
Perguntei para o grupo de professores que me acompanham por que eles querem criar seus cursos online. Recebi uma resposta que faço questão de compartilhar aqui:
“Porque preciso dar vazão e partilhar todo o conhecimento que construí ao longo de 20 anos de experiência profissional.”
Se você ensina, você sabe que aprende todos os dias, com cada um dos seus alunos, não é mesmo? Agora, multiplique este aprendizado pelas oportunidades oferecidas pelo ensino a distância.
É sim, para ensinar online você precisará se reinventar, se redescobrir como professor. Não vai bastar conseguir falar mais alto do que sua turma para conseguir “passar a matéria”. Você precisará aprender a planejar seus cursos, preparar materiais multimídia, aprender a criar vídeos e se tornar um Professor Empreendedor.
Pensar e agir como um empreendedor será necessário se você pretende criar cursos online que estejam de acordo com os interesses do seu público. Que você pretenda fazer do ensino a distância uma fonte de renda ou não, você quer que seus cursos alcancem seu público, não é mesmo?
Dica: Se você quer empreender ensinando online, confira o passo a passo no infográfico: Empreender ensinando on-line: um passo a passo
Se você se interessa por empreendedorismo, você já ouviu falar sobre empreender com propósito, não é mesmo? E pode haver um propósito mais nobre, mais compreensível, mais interessante do que levar conhecimento para todos, onde quer que eles estejam?
Dica: Para descobrir seu propósito, participe do meu minicurso gratuito Empreender é Verbo
Enquanto nossa profissão vem sendo cada dia mais desvalorizada na “vida real” (muito além dos salários baixos, falo mesmo dos casos de agressão física e moral que se espalham pelo mundo), no mundo virtual, somos profissionais que ganham cada dia mais importância. Sim, pois nenhum sistema ainda conseguiu substituir o papel do professor no ensino!
Até o ChatGPT já me disse 😊
Desde que eu comecei empreender e criar meus próprios cursos online (primeiro somente cursos gravados hospedados na Udemy e desde 2020 com uma gama de cursos, trilhas, oficinas, mentoria e com meu Clube Digital sem Mistérios aqui na escola) minha alegria matinal é ver a quantidade de alunos crescendo, (ver meus ganhos, também, é claro), ver de onde eles vêm, como estão evoluindo no seu aprendizado, responder as questões de cada um, ler os comentários e as avaliações deixadas por eles (nem todas são boas, mas isso também faz parte do meu aprendizado diário).
Participe da conversa no Instagram, no LinkedIn, no Facebook ou no YouTube! Será um prazer continuar esta conversa com você!
Conhece mais alguém que pode se beneficiar desta leitura e precisa fazer esta reflexão?
Então, exerça sua generosidade e compartilhe:
Categorias: chatgpt, criacao de cursos online, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital
Escola Digital sem Mistérios
Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 70 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Eu acredito no ensino e no empreendedorismo digital consciente e humanizado. Acredito, pois essa é a minha realidade e a prática aqui na Escola Digital sem Mistérios. Se você, assim como eu, tem a docência como ofício, quer empreender ensinando online, compartilhar seu conhecimento com o mundo e viver dignamente do seu trabalho, conte comigo! Conheça nossos cursos e para todas as suas dúvidas, comentários ou sugestões escreva diretamente para mim, eu não deixo ninguém sem resposta! Conecte-se e continue comigo nas redes: