Competências e Habilidades para Empreender e Ensinar Online

Postado em Mar 25, 2024 |

Quais são e como desenvolver as competências e habilidades necessárias para empreender e ensinar online?

   

Quais são as competências e habilidades necessárias para empreender e ensinar online?

Neste artigo nós vamos falar sobre as competências e habilidades que precisamos desenvolver e aprimorar constantemente para poder ensinar e empreender online com sucesso na era digital.

Na era da informação e da tecnologia, ou “era digital”, o cenário educacional está passando por uma transformação significativa. Professores, educadores, formadores e empreendedores do ensino online precisam se adaptar às novas demandas e oportunidades que surgem no ambiente digital.

Para poder se estabelecer e prosperar nesse contexto em constante mudança, é essencial desenvolver competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico e teórico fundamentais para a prática docente.

Como eu explico no artigo 5 saberes fundamentais para quem quer empreender e ensinar online, nos dias de hoje, o conhecimento está na rede e o Chat GPT na ponta dos dedos. 

Com a popularização das plataformas digitais e a multiplicação de ofertas de cursos online, cursos livres, formações e mentorias de todo tipo, é urgente repensar a nossa maneira de ensinar, criar cursos online e conteúdo como empreendedores da educação online.

“Dominar o conteúdo”, “saber explicar” e fazer “como sempre foi feito”, em muitos casos, não é mais suficiente.

Contudo, se você faz parte das pessoas que já entendeu que a aprendizagem ao longo da vida não é moda, você já tem grandes chances de não estagnar no tempo, continuar se desenvolvendo e consequentemente, desenvolvendo nos programas de ensino, cursos, materiais e ofertas para o seu público.

Se eu fosse convidada a destacar a principal competência para continuar sendo relevante tanto no cenário educativo quanto no empreendedorismo digital, eu diria sem medo que é a capacidade de continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.

Mas vejamos aqui as Competências e Habilidades para Empreender e Ensinar Online.

   

Competências-Chave para Empreender e Ensinar Online

As Competências-Chave para Empreender e Ensinar com Excelência no Digital listadas aqui, são as mesmas estudadas e praticadas no curso homônimo disponível aqui na Escola Digital sem Mistérios:

Elas são uma adaptação para o empreendedorismo no ensino online do quadro de referência das Competências Empreendedoras para Ser Bem-Sucedido no Mundo Global e Digital desenvolvido pelo professor e pesquisador da Universidade Aberta de Portugal, o Professor Doutor Jacinto Jardim.

Neste quadro, fruto de pesquisas junto à grandes instituições internacionais, o professor reúne essas competências em três grandes grupos:

  • Foco e abertura à novidade que envolve criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência
  • Criação de Valor que envolve planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas e liderança transformacional
  • Comunicação eficaz que envolve comunicação clara e visual, teamwork e networking e comunicação digital

A junção desse quadro com as pesquisas e os estudos que no meu dia a dia como professora-empreendedora e mentora de professores empreendedores, me permitiu criar um programa que permite abordar essas competências de forma simples e prática para que os participantes possam desenvolver tanto as competências-chave quanto competências transversais como a capacidade de pesquisa, de análise crítica, de incluir ferramentas digitais e a Inteligência Artificial no seu dia a dia.

Dessa forma, o programa do curso em si, é a própria lista de Competências-Chave para Empreender e Ensinar com Excelência no Digital alinhadas em três grandes dimensões que formam os três módulos principais do curso.

    

Competências-Chave para Empreender e Ensinar com Excelência no Digital:

Despertar o Empreendedorismo Educacional

  • Conectando o foco à inovação e à criatividade no ambiente digital.
  • Adaptando o espírito empreendedor ao cenário educacional digital.
  • Desenvolvimento da resiliência e autoeficácia no ambiente de ensino online.

Transformar a Educação Online

  • Estratégias para agregar valor e se destacar no ensino digital.
  • Desenvolvimento de planos estratégicos adaptados ao ensino online.
  • Abordagem empreendedora para superar desafios específicos do ensino online.
  • Aplicação de princípios de liderança transformacional na educação digital.

Comunicar e Colaborar de forma Eficaz Online

  • Técnicas e ferramentas digitais para otimizar a comunicação visual.
  • Estratégias para promover a colaboração entre educadores e alunos online.
  • Melhores práticas para a comunicação eficaz em plataformas digitais educacionais.

As competências transversais como a capacidade de pesquisa, de análise crítica, de incluir ferramentas digitais e a Inteligência Artificial, são desenvolvidas durante as atividades práticas do curso.

No vídeo abaixo eu faço uma apresentação geral do curso e das competências-chave para empreender e ensinar online com sucesso: 

     

Por que essas competências podem ser chamadas de competências-chave?

As Competências-Chave para Empreender e Ensinar com Excelência no Digital são a adaptação das Competências Empreendedoras para Ser Bem-Sucedido no Mundo Global e Digital para o mundo do ensino e do empreendedorismo online.

Ao desenvolver competências empreendedoras você se prepara para acompanhar as mudanças (constantes) com a segurança e a tranquilidade de quem sabe analisar uma situação, fazer escolhas, criar e executar um plano para transformar a Educação Online que oferece em uma Educação que vai além da transferência de informação, que é relevante para o público, que conquista e fideliza estudantes.

Além disso, ao adotar uma abordagem empreendedora, aplicar princípios de liderança transformacional e dominar técnicas de comunicação e colaboração online, nós podemos criar experiências de aprendizado envolventes e significativas que nos permitirão contribuir para a formação de cidadãos aptos para enfrentar os desafios do século XXI.

Tudo isso, ao mesmo tempo em que nós nos tornamos aptos para enfrentar os mesmos desafios, visto que nós também os enfrentamos, não é mesmo?

    

Quem nasceu para ensinar, não pode nunca deixar de aprender

Este ensinamento do grande educador brasileiro, Paulo Freire, especialista na educação de adultos, que chamamos de andragogia e cujos princípios nos ajudam e muito na criação de cursos e programas educativos ganhou um significado especial na nossa sociedade global, digital e em rede.

Se você quer desenvolver as habilidades e competências-chave para empreender, ensinar e continuar crescendo hoje, matricule-se no curso Competências-Chave para Empreender e Ensinar com Excelência no Digital e conte comigo!

Mais de 77 mil pessoas já confiam no meu trabalho e você também pode confiar sem medo, pois ao se matricular neste curso você tem 30 dias de garantia total de satisfação.

Clique: https://www.digitalsemmisterios.com/courses/competencias-para-empreender-e-ensinar-online

Assista as aulas disponíveis para visualização gratuita e se gostar, junte-se à nós! Aproveite esta oportunidade de desenvolver as competências que vão ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente on e offline.

Categorias: Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!