Como impor limite de disponibilidade em cursos on-line?

Postado em Sep 12, 2022 |

Você empreende e ensina on-line e não consegue delimitar sua disponibilidade on-line? Aprenda a criar, respeitar e fazer respeitar suas regras.

   

Como delimitar sua disponibilidade on-line?

Com a facilidade de comunicação e o imediatismo que as redes sociais nos proporcionam (impõem?) está cada dia mais difícil para os professores de cursos on-line conseguir delimitar a sua disponibilidade on-line.

Ora, delimitar e/ou respeitar os limites entre ensinar/servir e aprender/se aproveitar do conhecimento de alguém on-line é necessário.

Para quem aprende e para quem ensina on-line vale lembrar que:

- não é porque você comprou um curso on-line que você tem direito à consultoria gratuita 24/24h

- não é porque alguém comprou um curso seu que você precisa dar assistência 24 horas para essa pessoa.

Por isso, é preciso que as regras estejam claras para quem ensina e quem aprende.

Aqui na Escola Digital sem Mistérios, nós temos algumas regras e elas estão visíveis para todos na página de inscrição dos cursos, ou seja, cada pessoa pode se conscientizar e decidir se aceita ou não as regras, antes mesmo da inscrição.

Cada professor pode criar as suas próprias regras de disponibilidade para responder as perguntas dos alunos de acordo com o tipo de curso ou serviço que está oferecendo.

Veja como eu, Leila Adriano Ostoyke, estabeleci as minhas regras de disponibilidade para os alunos.

   

Disponibilidade da Profa. Leila Adriano Ostoyke na Escola Digital sem Mistérios:

   

Em cursos assíncronos (cursos gravados e concebidos para a autoaprendizagem) as perguntas devem ser feitas dentro da plataforma e são respondidas em no máximo 24 horas.

A razão é simples: eu tenho mais de 70 mil alunos e não consigo saber quem se matriculou em qual curso e quantas aulas já assistiu. Quando a pergunta é feita dentro da plataforma EaD, eu consigo orientar a pessoa corretamente pois sei quais informações ela tem disponíveis no curso e se estiver faltando algo, eu posso, inclusive, incluir no curso.

Se alguém me envia suas dúvidas pelas redes sociais eu não sei em qual curso ela está e não posso orientar corretamente.

    

Em cursos híbridos (como os desafios e grupos de mentoria) as perguntas podem ser feitas na plataforma e nos grupos específicos criados no WhatsApp especialmente para cada projeto.

Aqui a proposta não é mais a autoprendizagem e sim, a aprendizagem em grupo e por isso, a interação continua nos grupos durante o desenvolvimento de cada projeto em específico. Esses grupos iniciam e terminam com cada projeto e entreajuda é a palavra-chave.

    

Em programas de mentoria individual as perguntas podem ser feitas na plataforma, através do WhatsApp e nas redes, durante o tempo determinado pelo programa contratado.

Em um programa de mentoria individual eu me envolvo “pessoalmente” no projeto da pessoa e por isso, consigo acompanhar adequadamente o desenvolvimento e até o raciocínio de cada um. O processo de mentoria, dependendo da sua duração, é quase fusional mesmo.

    

Crie suas regras de disponibilidade on-line e respeite-as, elas são suas!

Muitos professores, terapeutas, criadores de cursos e de conteúdo digital se sentem sobrecarregados pois não têm regras claras de disponibilidade e acabam se sentindo na obrigação de estar 24 horas por dia disponível on-line.

Entenda (e faça entender) que não é porque você empreende e ensina on-line que precisa estar sempre disponível on-line.

Além disso é preciso dizer que se você comprou ou vendeu um curso, produto ou serviço, independente do preço pago, o que você comprou ou vendeu foi o que estava descrito no contrato de compra e venda (que nesse caso é a página de inscrição/vendas).

Você não precisa entregar mais do que prometeu, assim como não deve esperar mais do que comprou.


E você? Como lida com a questão da disponbilidade on-line?

Consegue delimitar e sabe respeitar os limites das relações de ensino-aprendizagem no digital?

Leia o post que originou este artigo e deixe suas perguntas e contribuições no Instagram e no LinkedIn.

    

Você faz parte das pessoas que não conseguem dizer não?

Confira o post: Aprenda a dizer não e aumente a sua produtividade trabalhando em casa.

Está chegando agora por aqui e ainda não conhece a nossa escola?

Confira o post: Vantagens de estudar online na Escola Digital sem Mistérios.

E conheça nossos cursos: cursos on-line digital sem mistérios 

    

Categorias: Cultura Digital, Empreendedorismo Digital, Ensino Digital

Olá! Eu sou a Leila: uma professora que se tornou empreendedora para poder romper as barreiras da sua sala de aula e ensinar online, sem fronteiras e sem mistérios. Eu empreendo ensinando a ensinar e a empreender online e já conto com mais de 75 mil alunos pelo mundo. Para mim, empreender é verbo, ensino-aprendizagem é palavra composta e ensinar é acreditar em um mundo melhor! Se você quer aprender, empreender, ensinar e crescer no digital, conte comigo!